segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Como motivar seu grupo


Cedo ou tarde ia acontecer e o treino ficou “grade demais” para você tomar conta sozinho. Então você seleciona uns poucos colegas de muita confiança para ajudar você a tocar o treino. E depois de algumas semanas você percebe que alguns paradigmas que estava acostumado não funcionam mais. 

Aquela ideia de liderança do rei ou líder de clã que dá ordens e fica sentado olhando os colegas obedecerem está ultrapassada. Hoje em dia, tão importante quanto saber fazer uma boa espada ou manusear corretamente uma lança, surge a necessidade de saber motivar a sua equipe gestora.  

Novos tempos, novas expectativas
O líder de hoje tem que estar engajado em tudo que acontece ao seu redor e estar disposto a auxiliar todos que, por ventura, precisarem. A ideia do rei absolutista, que simplesmente manda fazer e espera resultados não apenas está fora de moda, mas também acaba sendo contraproducente. Um líder ruim ou uma liderança tóxica pode fazer mais mal ao seu grupo de swordplay – ou qualquer outro hobbie – do que você é capaz de supor.

Um dos grandes desafios que os líderes enfrentam hoje é o de manter sua equipe motivada. Uma equipe precisa ser constantemente motivada para alcançar as metas de maneira rápida e produtiva. E se isso vale para o competidíssimo mundo dos negócios por que valeria para o não menos competitivo mundo das espadinhas de espuma?  

A motivação é, portanto,  fundamental para um bom desempenho da equipe e ela pode ser o grande trunfo do seu grupo de swordplay.

A importância da motivação
Existe um consenso entre pesquisadores sérios de dinâmicas de grupo (quem estiver mais interessado pode procurar pelos trabalhos de James Heskett, Eal Sasser e Leonard Schlesinger, da Universidade de Havard) apontando que a motivação pode afetar a produtividade e o bem estar de um grupo.

É possível perceber um “efeito espelho” na relação entre os diversos membros de uma hierarquia de um grupo. Quanto mais motivado for o seu grupo de colaboradores, mais motivados e leais serão seus jogadores em geral porque a sensação de acolhimento, pertencimento e bem estar será maior do que o desejo de deixar a atividade.

Pensando nisso existem 7 verbos que você, rei ou líder de clã, tem que aprender a usar para motivar sua equipe. São eles:

Escutar: Um diálogo aberto entre o rei e seus tenentes faz com que o líder seja capaz de perceber quais os problemas enfrentados pela equipe e resolvê-los de maneira prática e que agrade a todos. Além de escutar o rei precisa agir ativamente.

Fornecer: O rei deve fornecer ou ajudar os seus tenentes a conseguirem tudo que é necessário para fazer o grupo andar bem, desde ferramentas de apoio até treinamento. Forneça tudo que for necessário para que ele tenha um desempenho mais produtivo. As vezes tudo o que você precisa fornecer é o seu apoio e compreensão diante dos problemas que sua equipe vai enfrentar.

Descobrir: O rei deve fazer vários testes para saber em que área cada um de seus colaboradores atua de forma mais produtiva. Digamos que você tem um jogador que não é muito bom com a espada, mas é paciente e gosta de ensinar. Ele pode ser o preceptor de todos os novatos que chegam ao treino, garantindo que eles vão saber tudo o que precisam para se dar bem na atividade.

Oferecer: Ofereça a seus colaboradores ambientes de trabalho que inspirem o trabalho e a confiança. Saiba ser líder: elogie em público e se precisar criticar o faça em particular. Promova ambiente descontraído e amistoso nas horas certas.

Se preocupar com a saúde de seus comandados: Mantenha em mente que o seu grupo de swordplay, por mais legal que seja, é apenas um passatempo. Todo mundo tem outras obrigações a cumprir. Deixe claro que é mais importante que seus colegas entreguem os trabalhos da escola ou da faculdade, ou que cumpram suas cargas horárias em seus trabalhos do que participar da “forja coletiva” ou do “evento no festival de animes do centro de línguas”. Deixar os problemas do dia a dia de fora da hora do treino é um dos primeiros passos para fortalecer a saúde de seus colaboradores.   

Planejar com cuidado: Veja se os objetivos traçados por você são possíveis de serem cumpridas e ofereça uma flexibilidade para a realização desses objetivos. Caso seja necessário, não tenha medo de mudar os planos impostos.

Recompensar o bom desempenho: Se seus colaboradores conseguiram cumprir as metas ou até ultrapassá-las, recompense-os elogiando o bom trabalho ou promovendo um jantar de comemoração. Eu disse jantar, mas você pode levar seus colegas para um lanche na hamburgueria ou na pizzaria para comemorarem. Um pingente, colar ou anel com um símbolo especial, além de canecas, cadernos e coisas assim dão ótimos prêmios.

A motivação se tornou o carro chefe para um bom desempenho e maior produtividade do seu grupo e é dever do líder saber como motivar sua equipe. Quanto mais cedo você aprender a fazer isso mais a sua equipe estará motivada e pronta para fazer o seu trabalho da melhor forma possível. Ganha o líder, ganham os colaboradores, ganha o grupo. Uma situação ganha-ganha.

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...