terça-feira, 2 de agosto de 2016

EPS - 2016 - Como foi

Se tiver uma coisa que o filme Scott Pilgrim é que quanto mais expectativa você gera sobre um determinado assunto, mais chances você tem de ter essas expectativas frustradas. Por isso, como uma forma de me proteger desse tipo de frustração – e como forma de aproveitar ao máximo as coisas – eu procuro criar pouca ou nenhuma expectativa a respeito das coisas. Foi assim com os últimos filmes e seriados que eu assisti. Foi assim também com o EPS – Encontro Paulista de Swodplay, que aconteceu neste domingo, 30 de julho de 2016.

Antes de começar bem esse texto quero deixar claro outra coisa: eu fui à São Paulo para rever amigos que não via tem dez anos ou mais. Ir ao EPS era a desculpa perfeita para custear a passagem e a estadia no hotel. Por isso, minha agenda na sexta e no sábado foi super lotada – então desculpe a todo mundo que eu disse não sobre ir treinar na véspera do evento. Eu tinha, mesmo, outras coisas para fazer.

Tendo posto essas duas informações a priori fica mais fácil dizer o que eu achei do evento e si. Foi absolutamente fantástico. Eu saí do meu hotel e peguei um uber em frente ao shopping Ibirapuera e parti para o Parque Villa Lobos. Lá chegando eu estava me sentindo meio deslocado, carregando o meu escudo e o meu saco de espadas. Mas essa sensação durou até que eu vi dois membros do Draikaner chegando ao parque no mesmo momento que eu. Segui os dois até o ponto de encontro, onde encontrei com o Rodrigo Castillo – que eu tinha conhecido na sexta à noite na livraria moonshadows. De lá foi só alegria.

A primeira pessoa da organização a me cumprimentar foi a Toshie Yumito. Ela me recebeu com um caloroso abraço e depois me indicou o “caminho das pedras”. Dessa hora em diante eu só fui conhecendo pessoas legais como a Carla Fajardo (professora, como eu), o João Pedro Fajardo (Draikaner), e tanta gente que a minha cabeça: Eduardo Souza, Rasec, Victor Frazão, Ruan Bodnar (acho que era ele...), Glauco Ferrinho, Akuma, Luis Felipe, Rafael (capitão Jack), Guiro, Guilherme Hernandez (Falcões Super Sentai), Beatriz Helena (na linha, na linha!), Roberto Kyo (sou um grande fã desse cara), entre tantos outros...

Para você ter uma ideia do tamanho da coisa foram quase setecentas pessoas, com vinte e sete clãs representados e mais uns oitenta mercenários que estava sem clã. Cara, eu não sei quanto a você, mas reunir tanta gente num lugar só é uma loucura. Que outro lugar eu teria chance de conhecer grupos como o Fyrdraka (SP), o pessoal mais que simpático dos Reinos do Sul (Curitiba! foices gigantes – Dire Schytes!), Falkisgate (SP com Piracicaba, São Paulo, Mauá, Cândido Mota/Assis, Suzano, Sumaré, Americana; PR com Londrina, e em breve DF com Planaltina), Império do Swordplay, Clã Warlords (roxo e preto), Shadow Fênix (Mogi-SP), Cavaleiros de Tempus (D&D na veia!), Darastrix, Ordo Fili Umbras (que lutou do meu lado, que bacana!), Dragões do Império (RJ), Cavaleiros da Morte (escudos padronizados – UAU!), Magnus Legio,  Shadowfax... sem falar dos mercenários e de outros grupos que infelizmente não tive como cumprimentar adequadamente.

Outro ponto positivo foi o espírito reinante no lugar. Não havia traços de competição, de querer ser o melhor. Tinha um espírito de confraternização muito legal. “Opa, vamos um x1?” era o equivalente ao “bom dia, prazer em conhecer você!”. Deve ter rolado algumas tretas, com certeza, mas nenhuma delas foi realmente notável. A organização fez o melhor trabalho que eu já vi num evento desse porte. Parabéns mesmo.

Óbvio que nem tudo são flores. O parque é muito bonito, mas tem pouca infraestrutura para receber tanta gente (a fila dos banheiros estava de matar) e tinha pouca opção de lanche para quem não trouxe comida de casa.


O grande problema que o evento me trouxe foi para 2017. Eu sei que eu vou estar lá, tabardo e tudo mais. Mas vai ser complicado segurar a expectativa. 

7 comentários:

  1. Aew!! Belo texto, Betão!!! Exprimiu bem os sentimentos de muitos que estavam ali no dia! E faço des suas palavras, as minhas.
    Aguardaremos mais um ano mas, até lá, contaremos com o acaso para agradáveis surpresas!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso aew Professor, obrigado pelas dicas de luta com espada de duas mãos ao nosso sparring amistoso, muito obrigado e prazer em conhecê-lo. (Daniel Pinheiro - Reinos do Sul - Curitiba).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, vc era o cara que estava com aquelas luvas de couro escuras e capacete? Prazer em ver você.

      Excluir
  3. Grande Betão!!!! Fiquei feliz pacas por vc ter lembrado de mim hahahahaha aqui é o Rodrigo Castilho (ou Chapolin/Chapo, como sou chamado no Drainaker). Foi um prazer imenso te conhecer, grande homem você!! espero que consiga voltar algum dia pra visitar o DK lá no ibira de domingo, ou talvez nos encontremos novamente na Necronomaquia em novembro...
    Mas obrigado por se tornar um amigo pra mim.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Quem diria que meu inimigo mortal um dia iria aderir a esse grande esporte~
    Quem sabe um dia possamos cruzar laminas numa arena oz
    JaoNegroJ

    ResponderExcluir

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...