quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Liderança sem vaidade

“Grandes líderes não usam as pessoas para que possam vencer. Eles lideram pessoas para que todos possam vencer juntos.” - John Maxwell.

Depois do EPS-2016 eu fiz muitas amizades e o meu chat do facebook tem me deixado bastante ocupado. É uma troca maravilhosa de informações, de conhecimento, de saberes. É maravilhoso poder falar com pessoas com o mesmo interesse meu, ignorando as barreiras geográficas.

Dia desses, estava conversando com um amigo que tinha acabado de formar um clã. Tinha aproximadamente cinco pessoas nele. Daí ele me pediu umas dicas de como fazer o clã crescer e eu disse que tinha escrito algo a respeito. Ele replicou que já tinha lido a respeito, mas que não ia procurar os ouros dois grupos da sua região, porque os líderes desses grupos eram muito vaidosos e metidos.

Tenho que admitir que esta é uma das coisas que mais me chamou atenção desde que eu comecei a praticar swordplay: a vaidade de alguns líderes.  A arrogância e prepotência de alguns swordplayers chega a me dar náuseas. E como venho percebendo através dos chats e bate-papos Esse sentimento é compartilhado pela grande parte das pessoas que estão ou já estiveram sob a liderança desses medíocres, com título de Lideres.

No mundo profissional algumas pessoas são líderes apenas por causa de seus cargos. Ou seja, a liderança dessas pessoas é empurrada goela abaixo. São chefes e não líderes. Posso garantir que isso causa muito sofrimento e desmotivação aos liderados. Trabalhei numa escola em que o coordenador via defeitos em tudo à sua volta, tornando o nosso trabalho virtualmente impossível de ser realizado a contento. No swordplay não é difícil que esse tipo de coisa aconteça. Conheço grupos em que o chefe usa de todas as armas escusas (intimidação, perseguição, punições arbitrárias, calúnia) para manter-se no topo.

Certa vez, num evento local aqui em Brasília tive a nítida sensação de estar diante de um pavão. Ele era tão pavão que suas “penas” chegavam a atrapalhar. Neste mesmo evento, o pavão me disse que a culpa pelos problemas que o seu clã vinha enfrentando era de seus membros. Eram “metidos, indisciplinados e arrogantes”. Perguntei então quem era o responsável pelos treinamentos e regras do clã. Ele com a maior cara de pau ele disse "eu". Ora, então este pavão treina mal e a culpa é dos outros. É muito fácil perceber esse tipo de chefe. Se as coisas saem bem - “EU FIZ”. Quando acontece alguma coisa errada - “ELES fizeram”. Caros guerreiros, liderança não é nada disso.


Para uma liderança de sucesso é preciso levar em consideração “as pessoas”. O capital pessoal é o maior patrimônio de um clã. Não sãos as espadas de fibra ou escudos de PI que fazem as coisas acontecerem. São as pessoas que o líder treinou e ajudou a chegar onde chegaram. Liderar envolve servir e não ser servido. Liderar é fazer as pessoas que estão à sua volta crescerem. Liderar é treinar e fazer novos líderes. Vitórias? Reconhecimento? Crescimento do grupo? Será uma consequência disso tudo.

4 comentários:

  1. Exlente até compartilhei com o clã obrigado...

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa publicação valberto, me lembro bem quando eu e meus amigos começamos um clan aqui no acre, lembro de pesquisar bastante, por não querer errar, ou estragar a oportunidade que tínhamos e de assistir um vídeo da magnus legio, onde o glauco falava sobre "Líderes babacas" e isso ficou marcado bastante em mim, e mesmo depois de ter acabado ficando sozinho liderando o clan, (hoje eu tenho muito apoio e ajuda, senão seria impossível) tentava sempre fazer o melhor que eu podia pra ajudar o clan a crescer, e foi um sentimento que passou a todos os membros, antigamente era apenas eu quem virava noites consertando e preparando equipamento, hoje somos muitos e nos ajudamos e o clan cresce muito melhor, seu post me lembrou da epoca em que eu vi o video, e do compromisso que eu estava tomando, e não me arrependo até hoje, obrigado pelo post, sempre acompanho você e espero um dia poder ir ao EPS junto com toda a galera da ODC e conhecer todos vocês, obrigado pelas ótimas publicações.

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto deste jeito de pensar nas palavras como chefe sendo babaca e líder sendo maneiro. Fora isso seu texto esta ótimo na minha opinião bem a realidade de alguns grupos e dá um bom exemplo do que não deve ser seguido.

    ResponderExcluir

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...