Eu já li dezenas de textos na internet sobre como ser um bom
líder. Muitos destes textos que li sobre liderança são voltados para o meio corporativo
e comercial, mas são plenamente adaptáveis para a prática de swordplay. Esse é
um assunto que me interessa. Mas sabe uma coisa que não tem muito? Textos sobre
o outro lado. Sobre como ser um bom swordplayer.
Se você parar pra pensar, cada grupo tem um líder e número
variável de colega de treino. A proporção de textos deveria ser o oposto,
deveria ter muito mais dicas pros colega de treino. Por que será que as pessoas
focam no líder?
Eu acho que isso acontece porque existe em alguns a
mentalidade de que tudo é responsabilidade dos lideres, reis, lordes, ou seja
lá como você os chame. Ele é quem tem que deixar o treino interessante, e os outros
swordplayers só comparecem e participam absorvendo tudo. Esse é um pensamento
ruim, que impede que todos em campo atinjam seu potencial.
Então acho que é hora da gente mudar isso. Hora de escrever
mais sobre como ser um bom swordplayer. Então aqui vai minha contribuição: 10
dicas de como ser um sworpdplayer melhor.
1 – Faça coisas
Sua prioridade máxima como swordplayer é fazer coisas. Seu
papel não é ficar passivo esperando o rei entregar diversão de bandeja pra
você. Contribua.
Dê o seu melhor em campo. Faça perguntas. Nada de fazer
corpo mole. Converse (na hora certa) com os outros. Tome a iniciativa.
2- A existência do seu grupo depende das coisas que você diz
e faz no jogo.
A maneira como você se comporta no campo de batalha é mais
importante do que a história do seu personagem (supondo, é claro, que exista um
personagem ou um jogo de LARP). Se você age de forma desleixada e desleal é
essa a mensagem que você vai passar para os seus colegas. Se você for um cara
graduado e não levar o treino à sério é essa a mensagem que você vai passar a
seus colegas: que você pode dar o mínimo de esforço e ainda assim chegar longe.
3- Não tente parar as coisas
Você está liderando a linha de frente quando um de seus
colegas percebe movimentação no flanco esquerdo e pede permissão para sair e
fechar aquele flanco. Daí o que você faz? Diz que não, que ele tem que manter a
linha junto com você. Daí, daqui a pouco todo mundo morre. E o que aconteceu na
prática? Nada. Talvez não mudasse nada se ele saísse da linha e fosse lá fechar
o flanco. Talvez mudasse nada. E nunca saberemos. Se alguém tem uma ideia –
mesmo que seja idiota – deixe que a pessoa a siga. É só assim que ele vai
aprender.
4- Pare de culpar o resto do mundo – a culpa é sua.
Tenho um colega que é bem impulsivo. Se ele vê uma oportunidade
de fazer alguma coisa, ele vai lá e faz, mesmo sem pensar muito a respeito. Aliás,
pensar a respeito não faz muito a praia dele. Ele já passou muitos minutos
sentado na grama, esperando a hora de entrar de volta no jogo apenas porque achou
que poderia dar conta de furar a linha inimiga sozinho. Quando eu o confrontei
sobre a sua imprudência, eis que ele me respondeu: filho, olha bem pra mim! Sou
de áries com ascendente em marte, então já viu né?
Besteira. Pare de por
a culpa das suas atitudes nos outros, na sua arma, no seu signo. A culpa é sua.
Não é a espada que é pesada e não é o coleguinha que deixou você sozinho na
retaguarda, a culpa é sua. Assuma.
5- Não prejudique os outros colega de treino
Não espalhe mentiras e boatos. Não seja um leva e traz. Se
alguém disser que alguém está falando de você pelas costas tente por tudo em
pratos limpos. Dê nome aos bois. Não solte indiretas. Se alguém traz uma nova
modalidade para o grupo não seja o estraga prazeres que vai dizer que aquilo é
chato antes mesmo daquela modalidade começar. Aceite quando for atingido e saia
do campo quando isso ocorrer. Seja honesto com você e com os outros.
6- Conheça as regras do jogo. Não seja um chato em relação a
isso.
Se você conhece o sistema de regras que está sendo usado é
muito mais fácil para você e para o resto do mundo. Você conhece as limitações
das suas ações. Você sabe julgar mais ou menos as suas chances de ter sucesso
com uma ação. Você sabe analisar uma situação e agir de acordo, porque você
entende as regras que regem o jogo.
Aprenda as regras do jogo, pelo amor de deus. O que acontece
quando acertam sua a perna? Nada? Você fica parado? Não pode mais correr? Tem que
“fingir” que está mancando? E quando você está carregando a bandeira no jogo de
pega-bandeirinha e te acertam uma lançada no meio das costelas? Você sabe como
agir? Sabe que regras seguir nestes casos? Ou precisa que alguém sempre te
lembre?
7- Dê sua atenção total ao jogo. Se não puder fazer isso, não jogue.
7- Dê sua atenção total ao jogo. Se não puder fazer isso, não jogue.
Sabe qual é o melhor momento pra sacar seu celular e caçar
pokemons, como se fosse um retardado? É quando você está na escola, durante o
intervalo, e não quando está no campo de batalha com seus amigos. Se você está
tão entediado com o que você está fazendo que você sente a necessidade de jogar
outro jogo ou acessar o Facebook, peça desculpas e vá embora. Você está
acabando com o moral do resto grupo. Eu prefiro um grupo pequeno e focado do
que um grupo grande e disperso, com muita gente sentado debaixo da árvore mais
próxima falando sobre “o último bafão da Anita”.
Talvez o treino esteja entediante. Eu entendo, isso acontece.
Mas aí eu volto pra dica 1 deste post. Faça alguma coisa. Não é
responsabilidade do rei sozinho tornar o dia divertido. Aja e dê a ele material
para divertir todo mundo. Quem sabe você possa usar uma arma diferente ou
tentar um estilo de luta completamente novo.
8- Se você deixar alguém desconfortável, peça desculpas e
não faça de novo
Essa é uma dica sobre a relação interpessoal entre os colega
de treino, mas ainda assim é importante. Quando estamos nos divertindo com
amigos, a gente acaba se empolgando. Uma conversa inocente pode se transformar
num papo animado sobre alguma coisa que você não gostaria que sua mãe ouvisse você
falar a respeito... Sei lá. Coisas escrotas acontecem. Mas quando nos reunimos
com os amigos toda semana, existe a chance de algum dia a brincadeira ir para
um tema que ofende alguém. Ou deixa alguém desconfortável. Talvez você tenha
feito uma piada de mãe com alguém que perdeu a mãe recentemente. Ou falou sobre
algo que é tabu para um outro colega de treino. Seja o que for, a outra pessoa
pode ser sentir desconfortável. Seus amigos não estão se reunindo com você pra
se sentir mal. Vocês estão juntos pra se divertirem. Se algo assim acontecer,
não tente fingir que nada aconteceu. E não zoe a pessoa que ficou ofendida.
Se você achar que ofendeu alguém, pergunte a ela
discretamente se ficou ofendida. Não precisa chamar a atenção do grupo todo pra
isso. Se ela ficou, peça desculpas (sinceras!) e depois pare de falar daquela
coisa.
Seja legal. Seja extra-legal. Ninguém vai pensar menos de
você por causa disso.
9- Seja quem você quer ser
Eu costumo contar uma história a meus alunos sobre um colega
de escola que virou neurocirurgião. Nas festas as pessoas costumam comentar,
depois de saber da profissão do meu amigo, que também gostariam de ser neurocirurgiões.
Daí ele comenta: “E por que não são? Sempre é tempo de fazer a faculdade de
medicina. O que os impede?”. Claro, você não precisa ser bruto como ele, mas
pergunta é válida: se você quer lutar melhor com espadas, o que impede você de
conseguir isso: chame uns amigos e faça um treino extra em casa.
10- Aceite as falhas
Tem gente que odeia falhar. Eu sei que às vezes a
expectativa pelo sucesso pode ser alta. Daí você vê a chance perfeita de fazer
algo espetacular bem ali na sua frente, você se meche e... Merda acontece.
Durante a última rodada do EPS 2016 o pessoal ensaiou um
charge, para desespero dos organizadores. Quando eu vi minha linha se
desfazendo para correr gritando contra a outra linha eu não pensei duas vezes e
corri também. Só que ninguém deu charge em ninguém. Paramos uns na frente dos
outros e começamos a lutar. Eu matei dois caras ante de um lanceiro fazer a limpa
com o meu lado da linha. Cara, eu fiquei muito feliz com o lanceiro. Ele me
pegou de surpresa. Foi bacana para eu prender a olhar de lado de vez em quando.
Mas eu também fiquei muito puto porque tinha morrido “cedo demais” na última
rodada.
Não veja a falha como um fracasso pessoal. Veja a falha como
uma chance de aumentar o seu aprendizado e diversão. Ah sim, depois da
luta lanceiro veio ver se eu estava bem.
Muito maneiro da parte dele.
Enfim, Swordplay é um jogo. Ele não é a hora de bater “de
com força” nos outros. Não é sua chance de explorar seus amigos. Não é o
momento de bater papo sobre o final do campeonato brasileiro de LOL. Não é o
momento de ficar quieto à sombra. É um jogo.
Você e seus amigos decidiram jogar juntos. Reservaram tempo
para isso. Estão todos criando uma história juntos, para vocês mesmos. A a diversão
que ela traz pro grupo vem em primeiro lugar.
Este é um jogo. Então jogue. Mas respeite os outros colegas de treinos. Respeite a história. Aceite que muitas vezes o jogo não vai acontecer do seu jeito, e que não ser do jeito pode ser muito interessante. Faça o que é melhor para o jogo, para todo o grupo. Seja ativo! Seja positivo! Seja interessante! Mude as coisas!
Se você não voltar pra casa depois da partida com boas
lembranças da partida, todo o grupo falhou, não só os organizadores. Então
colabore.
é isso aí!
ResponderExcluirNão poderia ser mais perfeito.
ResponderExcluirAliás, podia. Acho que só faltou falar sobre engajamento (que entra no nº 1). Se você está gostando do grupo, que tal se esforçar e fazer um pouco mais do que apenas ir lutar? Participe de verdade!
ÓTimo texto
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