quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Na forja da gatosa

Olá amigos,

Como vocês devem saber eu sou um cliente da forja “Gatosas de Prata” aqui em Brasília. Apesar de achar o nome meio estapafúrdio e de achar o lema deles impropagandeável (“quer ficar gato?”) é inegável a qualidade de seus produtos.

Encomendei com eles uma espada em outubro de 2015. Os resultados da encomenda podem ser lidos aqui: http://swordplaydobetao.blogspot.com.br/2015/10/quer-bem-feito-busque-um-profissional.html. Eis que, quase um ano depois, eu precisei de reparos na ponta da espada. Mandei uma mensagem para o Victor e ele foi categórico: “Passa aqui que a gente arruma sua espada. Sem custo algum.” Isso é que é garantia estendida.

Quando você pensa em um ferreiro de espadas logo surge na sua cabeça a imagem icônica de um sujeito forte, musculoso, suado e mal encarado. Algo como  Eorlund Gray-Mane (Skyrin) ou quem sabe, mais modernamente o Tony Swatton do canal man at arms do youtube.com. A última coisa que você espera encontrar é um magrelo de óculo de grau, com trancinha de padawan em treinamento de Star Wars, atendendo no quarto dele, direto da asa sul (bairro em Brasília).

Victor é um desses caras que vale à pena ter na sua agenda de profissionais. Com “P” maiúsculo. Ele está sempre buscando novas formas de fazer as espadas, novas formas de fazer a guarda, o pomo, a ponta. A maneira como ele monta as espadas é simples e ao mesmo tempo muito inteligente, criando um formato mais próximo das espadas de verdade. Anos-luz a frente de qualquer outro ferreiro aqui em Brasília e região. Aliás, ele não deixa nada a desejar, nem mesmo das famosas espadas americanas. O trabalho do cara é sensacional.

No tempo que fiquei por lá ele me mostrou alguns projetos novos e falou das novas técnicas de construção. Ele me disse também que não usava mais o modelo de construção de espadas que ele usou na minha espada longa. “Ah Betão, esse modelo de construção é obsoleto. O que usamos hoje deixa a lâmina mais reta, mais macia e com menos efeito chicote. E mesmo esse que usamos hoje vai mudar em breve. Já estamos testando espadas no novo modelo de forja”.

A espada do meu colega de treinos, Manassés, estava lá, em fase de finalização. É uma espada “de cosplay”, segundo as palavras do Victor. “Eu nem se ainda porque é que eu ainda pego essas coisas de cosplay/anime”, comentou ele. “Deveria cobrar mais caro por esse tipo de coisa. Olha o trabalho que dá!” disse ele, rindo muito.



É... eu sei que este post está soando como aquelas propagandas da Polishop, mas não é o caso... mesmo. Quando o trabalho é bem feito temos mais é divulgar, não só para mostrar a gratidão ao ferreiro como dar a ele mais trabalho. É isso. Nos vemos em breve, gente bacana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...