quinta-feira, 11 de junho de 2015

Tamanho é documento

O tamanho do escudo.

Uma coisa que sempre me preocupou quando comecei a treinar swordplay é o tamanho das coisas. Quer dizer, como uma atividade desportiva deveria haver algum tipo de regra para indicar o tamanho máximo de escudos, espadas, lanças e outras coisas não é?
Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que não existia uma regra geral para isso? Que cada grupo tem suas próprias regras para cada coisa dessas. Isso é, quando essas regras existem.

Estudando mais à fundo eu descobri que quando você faz uma arma ou equipamento pessoal ela deve ser talhada de modo a ser perfeita para o seu uso. Uma arma ou equipamento pessoal deve ser feita e planejada sob medida.

Assim resolvi compartilhar com vocês algumas das minhas descobertas sobre o tamanho certo que um escudo deve ter.

O segredo aqui é a proporção. O tamanho do escudo deve ser proporcional ao tamanho do seu usuário.

Escudo redondo (round shield):
Se você usa um escudo redondo (chamado popularmente de round shield) o diâmetro do mesmo deve ser a medida dos dois antebraços do usuário, contanto com o punho fechado. Dessa forma um rapaz que tem 38cm de antebraço e punho fechado teria que ter um escudo redondo de pelo menos 76cm.

Heather Shield
O comprimento máximo desse escudo deve ser a medida da ponta do dedo médio do usuário até o alto do seu ombro. Já a largura é determinada por dois terços desse valor. Se do ombro à ponta dos dedos a medida for de 84cm esse será o comprimento máximo do escudo e a sua largura máxima será de dois terços desse valor, ou seja 56cm.

Escudo Gota (Kite Shield)
Já modelos como o Gota (também chamado de Kite Shield) devem ter uma largura máxima de acordo com a medida do antebraço do usuário, somado com o dobro do comprimento de sua mão estendida. Uma amazona com 35cm de antebraço e mais 20cm de mão estendida deveria usar um Escudo Gota com 75cm de largura. O seu comprimento máximo deve ser o mesmo da distância do ombro do usuário até o seu joelho.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...