O
que é o Jugger, que vai ser jogado no EBSB 2022?
O Jugger é um esporte criado em meados da
década de 90 na Alemanha, baseado no filme "The Salute of the Jugger"
(também chamado "The Blood of Heroes"). No filme, que se passa em um
cenário pós-apocalíptico, o único entretenimento das pessoas é um esporte
sangrento chamado de Jugger, onde dois times de cinco jogadores armados
disputam a posse de um crânio de cachorro, sendo o vencedor o que primeiro conseguir
cravar o tal crânio na estaca do oponente.
Basicamente o esporte é isso: dois times de
cinco jogadores armados (com armas acolchoadas) disputando a posse de (uma
réplica de) um crânio de cachorro, sendo o vencedor aquele que conseguir cravar
o tal crânio por mais vezes na estaca do oponente.
Os primeiros registros do jogo no Brasil
datam de 2011, em Sorocaba – SP, quando o pessoal fez o primeiro jogo em solo
brasileiro. O primeiro torneio brasileiro teve palco em 2013 no Parque Vila
Lobos, São Paulo – SP. Apesar de não ser muito conhecido no Brasil (muita gente
confunde com o troll ball), o jugger conta com associações fortes pelo mundo afora
como a Australian Jugger League (Austrália), Competitive Underground Jugger
League (EUA), Die Jugger (Alemanha), Jugger Ireland (Reino Unido), Jugger Nederland
(Holanda), Jugger Sverige (Suécia), Liga Valenciana de Jugger (Espanha) entre
outros.
E o
que vai ser jogado no EBSB é o mesmo do resto do mundo?
A resposta é não. Queremos uma coisa mais
voltada para o nosso jeito de jogar Swordplay e por isso fizemos algumas
modificações nas regras. Mas se você nunca jogou Jugger não precisa se
preocupar... Vai ter quem explique as regras no dia do evento. Abaixo seguem as
principais regras.
Jugger
- Versão Swordcate
Cada time é composto por seis jogadores. Um corredor e cinco protetores. Ganha
aquele time que fizer mais gols
dentro do tempo regulamentar. No
original europeu esse gol é feito encaixando uma réplica de cabeça de cachorro
numa estaca. Não gostamos da ideia de usar uma réplica de cabeça de cachorro (que mau gosto, eca!). Por isso usamos
uma bandeira que tem que ser encaixada dentro de um tijolo de seis furos.
Os
protetores são os únicos jogadores que podem usar armas, mas não podem tocar na
bandeira, de forma alguma. Cada time de protetores se organiza com o
arsenal que deseja usar. São permitidos arcos, flechas, lanças, combinações de
arma com escudo, dual, armas de arremesso... não faz diferença. Flechas e armas
de arremesso só podem ser recuperadas depois que se marca um gol e que a
bandeira volta ao centro do campo.
O
segundo tipo de jogador é o corredor. Ele é o único que pode carregar a
bandeira, mas não pode portar/usar nenhum tipo de arma. Ele também é o
único jogador que pode agarrar o outro corredor e tomar a bandeira dele “na mão
grande”. Mas esse “tomar do outro” tem que ser com jeitinho, para não machucar.
Pô, fiquem de boa, aqui não é futebol
americano nem muito menos rúgbi.
O tempo na partida é muito importante. Tudo
gira em torno dele. Cada jogo é feito com dois
tempos de 100 pedradas (cada pedrada dura 1,5 segundos), algo em
torno de 2 minutos e meio. Não se
preocupem que no dia vai ter caixas de som bombando esse “tam-tam-tam...” sem
fim. As pedradas não param de soar
durante toda a partida, exceto em dois momentos onde ele tem uma pausa (parando
o tempo de jogo da mesma forma): No caso de uma falta grave ou quando um dos
times marca gol, no tempo que leva trazer a bandeira ao centro do campo.
Continuando... cada jogador tem apenas 1 pontinho de vida. Bateu, tombou. No caso
de golpes ao mesmo tempo conta como válido aquele que acertou primeiro. Ao ser
atingido um jogador se ajoelha imediatamente e põe sua arma para trás. Se for
um corredor ele tem por obrigação soltar a bandeira. Cada jogador “caído” deve
então prestar atenção nas pedradas. Depois de contar dez pedradas ele está de
volta ao jogo. Jogadores derrubados não
falam. Dead man tell no tale, tá ligado?
Você pode manter um jogador adversário caído
no chão. Basta manter sua arma sobre o ombro dele. Uma vez a arma retirada o
jogador pode levantar depois de contar simplesmente “um-dois”. Ele não precisa
levantar para desferir nenhum golpe. Depois
de levantar sua arma a primeira vez você pode manter o cara no chão, mas
dessa vez ele pode agir imediatamente
depois de você tirar a arma do ombro dele.
A
partida começa com os dois times atrás da linha do gol. Um dos árbitros
coloca a bandeira no centro do campo e soa um apito. Os dois grupos estão
livres para correr atrás da bandeira e marcar seus pontos.
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