sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Obrigado por sua consideração


Yoroshiku Onegaishimasu

Uma das primeiras coisas que você aprende quando começa a treinar no Instituto Niten de kenjutsu é a seguinte frase: yoroshiku onegaishimasu. Eu sempre pensei que se traduzia como “me ensine, por favor”, mas depois de alguns anos descobri que se traduz por “obrigado por sua consideração”. Bom, o efeito é plenamente o mesmo.

O efeito da frase é agradecer. Normalmente usávamos quando algum superior lutava conosco e nos vencia. A frase servia para agradecer o trabalho que o senpai teve conosco, sua consideração com o nosso aprendizado. Afinal, ao nos derrotar, ele mostrava onde estava a falha de nossas técnicas, a brecha em nossas defesas, o erro em nossa postura. Ele nos permitia aprender com o seu estilo, com a sua experiência, mostrando o caminho certo para ser trilhado.

E por que trazer este tema à tona? Porque muitas vezes esquecemo-nos de agradecer. Esquecemo-nos de agradecer o colega de treino que para a sua luta para nos mostrar o jeito certo de conduzir o combate; esquecemo-nos de agradecer ao ferreiro do clã por manter as nossas armas em boas condições; esquecemos de agradecer ao colega que passou a semana inteira planejando o treino para que ele ficasse divertido e legal. E não fazemos isso por mal. Fazemos porque, no nosso mundo apressado, acabamos esquecendo coisas simples como agradecer. Agradecemos então, não para inflar o ego dos colegas, mas para mostrar que estamos felizes em ter um bom colega preocupado com o nosso crescimento.

Então pare de bancar o ingrato e comece a agradecer o que os outros estão fazendo por você, para que o se treino seja cada vez melhor.

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...