sexta-feira, 19 de julho de 2019

O Refúgio das Guerreiras Convida você!

Olá à todos,

Venho aqui informar e fazer um convite.

Há mais de 1 ano foi criado um coletivo feminino dentro do swordplay de São Paulo, composto por representantes de diversos grupos. O Refúgio das Guerreiras foi criado para ser um porto seguro e local de desabafos e aconselhamento das guerreiras do swordplay, para troca de experiências e alertas. Infelizmente o grupo de representantes não tem todas as representantes dos clãs de São Paulo, e nem de outros estados do Brasil e por isso venho convidar as líderes e representantes de clãs e grupos que estiverem interessadas em participar para chamarem a organizadora, a Giovanna Lima Nunes no inbox.

Venho também informar que se surgir qualquer assunto de cunho representativo para agregar ao comitê nacional e paulista podem me chamarem em qualquer situação em que possa auxiliar. Nosso grupo irá deliberar coletivamente e com pautas que colaborem para que nosso esporte/prática seja um ambiente menos nocivo e muito mais evoluído.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Manual de sobrevivência: 14 dicas essenciais para o EPS


Neste fim de mês semana acontece o EPS – Encontro Paulista de Swordplay, um  dos maiores eventos de batalha campal e boffer swordplay do Brasil e um dos mais aguardados pelo público em todo o país.
Sabemos que você não quer pagar micão, então preparamos um guia com tudo que é absolutamente necessário saber nessas quase dez horas de farra. Segure bem sua espada de espuma e venha com a gente!

1) Atenção para o transporte
O evento acontece no Parque Vila Lobos. O parque tem estacionamento, mas, se você for esperto e não estiver carregando todo o arsenal do seu reino, irá de metrô. Se for de Uber ou táxi é bom tomar cuidado que nas últimas três edições do evento o parque concorreu com uma corrida tipo maratona que passava bem em frente ao seu portão principal.  
Cuidado no fim do dia: no final do evento, todo mundo sai na mesma hora, então se formam filas enormes para pegar os veículos, ônibus ou ubers. Faz parte.
2) Leve sapatos confortáveis
Essa é a dica mais óbvia, mas tem muita gente que realmente não pensa nisso. A área do evento comporta confortavelmente cerca de 1000 pessoas dispostas em duas linhas que se enfrentam nas massivas. Então, dependendo de como vai ser o seu dia, você vai andar bastante.
Portanto, deixe em casa aqueles sapatos que são bonitos, mas machucam. Prefira os confortáveis, que calçam bem, não esquentam demais e não formam bolhas. Vale até levar chinelo na mochila para ter o conforto completo.
3) Se sua roupa for muito complicada, vista lá.
Já que falamos de sapatos e conforto, vale uma dica importante: leve o mínimo necessário para manter a roupa de combate durante o evento. O ideal é levar uma mochilinha com as partes mais complicadas ou frágeis e só colocar lá. Afinal, você não quer perder parte do seu traje no metrô, quer?
4) Leve o que comer
É sério. O parque não tem praça de alimentação e o shopping em frente nunca se prepara para receber a afluência de swordplayers famintos. Na hora do almoço você pode perder facilmente de duas a três horas esperando seu lanche aprontar. Isso sem falar dos preços que são sempre caros. Se você não levar alguma coisa de casa é capaz que gaste mais tempo na fila do lanche do que nos duelos de x1, então, prepare-se.
5) Leve os documentos necessários
Se você tiver entre 13 e 17 anos e for desacompanhado, é OBRIGATÓRIA a apresentação de um documento de autorização assinado pelos pais ou responsáveis. E, em qualquer caso, pelo amor do monstro do espaguete, leve RG.
6) Quer escolher um bom lugar para montar seu acampamento? Chegue cedo
O campo do parque Vila Lobos tem pouquíssimas árvores frondosas. Se você quer aproveitar uma boa sombra para descansar do sol inclemente chegue cedo.
7) Tenha um plano b caso o para o seu celular
Muita gente leva o celular para eventos como esse. Mas esquece que no parque não tem tolkens de recarga. De repende você está de boa, filmando uma luta legal e fica sem bateria? Ou pior, como vai pedir um uber ou taxi para ir para casa sem isso? Então, o ideal é levar um power bank, só por garantia.
8) Leve dinheiro em espécie
Nunca se sabe o que vão passar vendendo no evento. Pode ser um bolo no pote, ou um sorvetinho, ou mesmo uma bela frostmourne de PI-30 e fibra de vidro! Vale a pena levar dinheiro em espécie (inclusive trocado). Assim você agiliza sua vida e evita stress. Além disso, o dinheiro vivo também pode ser útil para comprar lanches de pequeno valor, como refrigerantes e água de coco.
9) Leve mochila ou sacola
Além dos seus itens pessoais de sobrevivência, você vai precisar da mochila para carregar suas coisas: muda de roupa, cantil, protetor solar, power bank, ki de reparos de arma... Acredite, a mochila vai ser uma das suas melhores amigas.
10) Vá de espírito desarmado e pronto para fazer amigos
Nos anos anteriores que eu fui (2016, 2017, e 2018) não vi traços de competição, de querer ser o melhor. Tinha um espírito de confraternização muito legal. “Opa, vamos um x1?” era o equivalente ao “bom dia, prazer em conhecer você!”. Então, se você vem para o evento, venha com esse espírito. Sempre vai ter alguém melhor ou pior do que você. O importante é fazer amigos e seguir viagem.
Se você encontrar alguém que você especialmente não gosta, evite essa pessoa e faça de conta que não viu. Sério, o lugar é enorme. É fácil de se perder de quem se gosta e mais fácil ainda se perder de quem a gente não gosta.
11) Faz muito calor lá, esteja preparado
Você vai estar de tarbardo, carregando espadas, debaixo do sol. Vai estar quente sim. Va preparado. E se você se sentir mal procure uma sombra camarada.
12) Leve remédios
Essa é outra obviedade, mas precisa ser dita. Se você costuma ter problemas como enjoos, dores de cabeça e dores musculares, leve remédios para evitar passar mal. Você vai querer bater a cabeça na parede do banheiro (eca) quando começar a sentir dor após passar três horas em pé, lutando, e lembrar que não trouxe um analgésico ou um anti-inflamatório.
No shopping ao lado tem uma farmácia, mas a caminhada é desanimadora.
13) Prepare seu celular
Já falamos disso, mas vamos frisar de novo. Vá com o celular completamente carregado e leve o carregador na mochila, pois não há locais para recarga (embora isso exija que você fique lá plantado esperando). Diminua a luminosidade da tela e ajuste seu aparelho para um modo de economia de energia, de modo que ele não gaste a bateria com apps desnecessários rodando no fundo.
Vale liberar um espaço no aparelho para as fotos e vídeos que você vai fazer lá. Mas, acima de tudo, tenha bom senso: você sabe que vai precisar do celular, especialmente para achar os amigos ao longo do dia, então é essencial preservar a bateria. Se você a ficar gastando com besteiras, vai ficar incomunicável e com certeza acabará pagando por isso.
14) Respeite os outros
Respeite os outros. Eu não deveria nem precisar dizer isso, mas nos tempos em que vivemos, vai saber. E seja sempre educado: não tire fotos sem autorização, não interrompa duelos,  e respeite os momentos de descanso dos outros. Seguindo essas regras, é difícil dar mancada.

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...