segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Você é mesmo Honrado?

Honra, proveniente do latim honor, indica a própria dignidade de uma pessoa, que vive com honestidade e probidade, pautando seu modo de vida nos ditames da moral. É o princípio que leva alguém a ter uma conduta virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade. Honrado é predicado que nasce de julgamento determinante do caráter de uma pessoa: se ou não a pessoa reflete honestidade, respeito, integridade ou justiça.

Portanto, para nós, honra é quando agimos de forma correta, dentro dos ditames da sociedade e dentro daquilo que espera que nós façamos. Se eu contrato um produto ou serviço por um valor previamente acertado, recebo o tal produto ou serviço, é esperado de minha parte que eu haja com honradez e que efetue o pagamento combinado. E daí que vem a expressão "honrar seus compromissos".

No mundo de relações líquidas que vivemos hoje, falar de honra parece ser como falar de fantasia em meio a uma dura realidade. Até porque a história humana está recheada de eventos em que fatos deploráveis foram feitos em nome de uma suposta honra pessoal. Como podemos falar de honra no mundo moderno em que vivemos?

Para entender essa relação precisamos entender a diferença daquilo que é e daquilo que parece ser. Aquilo que é, simplesmente é. É a assunpção da verdade. Em outras palavras é atitude. Aquilo que parece ser normalmente apenas parece ser, mas não é. O que parece ser é na verdade apenas isso, aparência ou até postura. Um homem que se veste de forma elegante, fala manso e educado parece ser um cidadão de bem. Essa é a sua postura, mas só vamos saber se ele é um cidadão de bem mesmo quando avaliamos aquilo que ele faz, as suas atitudes. Um pastor que brada contra o pecado tem postura, um padre como o Júlio Lanceloti tem atitude.

E por que é que eu estou falando tanto de honra até aqui? Porque existem dezenas de grupos de Swordplay no Brasil afora que usam a palavra “honra” como parte de seus slogans ou motes pessoais, mas quando você vai observar a atitude dessas pessoas elas têm pouco ou nada de honra.

Ao longo desses sete anos que eu jogo Swordplay eu já pude ver muitas atitudes desonrosas, de pessoas que arrotavam honra para cima e para baixo. No EPS deste ano aconteceram fatos que me foram narrados por uma pessoa cuja honra é ilibada e eu acredito piamente em suas palavras.

Ele me contou que viu, enquanto estava em linha junto com seus comandados, um de seus jogadores foi atingido na cabeça por uma lança. Todos nós aqui sabemos quais são as penalidades previstas dentro das regras do EPS para esse tipo de conduta, mas o jogador que atingiu esse rapaz na cabeça não se moveu para sair da linha. Confrontado com o que tinha feito ele deu de ombros e disse simplesmente: “qual é o problema, vai chorar?”

No outro momento do mesmo dia, um rapaz acertou com uma flechada o peito de um adversário da mesma equipe que tinha dado problema mais cedo. Neste caso a pessoa atingida não apenas não saiu do campo como preferiu ameaçar o arqueiro dizendo que "se você atirar outra flecha em mim, eu vou até aí quebrar a sua cara".

Isso sem falar dos eternos highlanders e mimizentos que não aceitam perder em hipótese alguma. Nunca vou me esquecer do EPS de 2017 quando eu ouvi de uma pessoa deste mesmíssimo grupo a seguinte frase: "não foram eles que ganharam essa rodada, foi a gente que perdeu".

As pessoas precisam entender que honra não é apenas uma palavra bonita para ser solta aos quatro ventos quando você grita o grito de guerra do seu time. Honra é uma atitude que tem que ser exercitada todos os dias, juntamente com outras virtudes como a temperança, o respeito, a integridade, o altruísmo, a integridade, a justiça... Você não pode, ou melhor, não deveria poder, pagar de honrado na internet quando no momento de pura irreflexão você descumpre tudo o que tinha sido acertado previamente por conta apenas de suspeitas e boatos. Ou seja por conta das fantasias e caraminholas da sua cabeça você deixou de honrar com a sua palavra.

Propositadamente eu não vou dizer que grupo, ou a que grupos, pertencem as pessoas que usam a palavra honra em seus motes e slogans, mas que na verdade não agem de forma honrada no campo de batalha ou na vida cotidiana. Mas vou deixar até aqui como uma reflexão. Será que eu pareço ser uma pessoa honrada ou eu sou realmente uma pessoa honrada?

Para resumir, podemos dizer que a honra é um triunfo do altruísmo versus o egoísmo. Pensar mais na comunidade e menos em você. Não seria mais confortável para o indivíduo abandonar suas dívidas em vez de pagá-las? E deixar os indefesos se virarem, em vez de ajudá-los? Mas imagine só como o mundo seria hostil se todos agissem dessa maneira.

As pessoas precisam ter muito cuidado ao agir em defesa da honra, porque é comum confundir as nossas crenças pessoais com a moral verdadeiramente nobre. Devemos ter uma alta dose de humildade nessa hora. Talvez a melhor maneira de agir honradamente é se perguntando: “Como eu gostaria de ser tratado se estivesse no lugar dessa pessoa?” A resposta sempre será “com compaixão”. Então se esforce para desenvolver a empatia. E seja honrado de verdade.

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...