domingo, 26 de novembro de 2017

Conquista desbloqueada!

Uma das coisas mais legais que os consoles da nova geração trouxe para os jogadores são as chamadas achievements (conquistas). São objetivos definidos fora dos parâmetros de um jogo. Diferente dos sistemas de missões ou fases, que geralmente definem os objetivos de um jogo eletrônico e afetam a jogabilidade diretamente, o sistema de conquistas funciona fora dos limites do ambiente de jogo. Cumprir as condições de uma conquista é chamado de desbloqueá-la.

As conquistas são incluídas nos jogos para estender a longevidade de um título e proporcionar aos jogadores um ímpeto para não só completar o jogo, mas encontrar todos os seus segredos. Elas são, efetivamente, desafios arbitrários definidos pelos desenvolvedores para serem cumpridos pelo jogador. Essas conquistas podem coincidir com os objetivos principais do próprio jogo, como completar uma fase, com objetivos secundários, como encontrar power-ups ou fases secretas, ou ainda podem ser independentes dos objetivos principais e secundários do jogo, como jogar um determinado tempo, assistir a um vídeo, derrotar determinado número de NPCs ou completar uma fase antes de certo tempo. Algumas conquistas podem levar a outras: muitos jogos possuem uma conquista que requer que o jogador consiga todas as outras conquistas.

E o que isso tem a ver com o swordplay? Bem, um dos grupos mais legais aqui de Brasília, a Ordem de Alamut, criou um interessantíssimo sistema de XP e conquistas para agitar as coisas entre seus membros. Um dos documentos a que eu tive acesso tinha mais de 100 conquistas diferentes que vão desde coisas simples como aparecer no treino, até derrotar mais de 15 oponentes pelas costas numa batalha campal.

Eu adaptei alguns deles para o meu grupo e vou colocar alguns dos mais interessantes (segundo a minha humilde opinião) aqui.

1. Ferreiro – Deve ser capaz de fazer no mínimo seis armas diferentes.
(...)
5. Aprendiz de Curandeiro – Deve entregar um relatório três métodos de primeiros socorros e demostrar no treino.
(...)
11. Mestre Espadachim – Deve ter domínio sobre qualquer categoria de Espada. Conhecer suas posturas, ataques, defesas, contra-ataques, medidas de cada espada, como se forja etc.
(...)
17. Imperceptível – O membro deve participar de todos os combates em grupo do dia apenas com adagas devendo matar pelo menos 15 membros pelas costas. Não contará usos de adagas de arremesso ou magia.
(...)
20. Voraz – Sobreviver 15 vezes na modalidade jogos vorazes.
(...)
24. Colecionador de armas: Possuir um arsenal completo. (Duas adagas, duas espadas curtas ou médias, uma espada longa, dois machados, uma lança, um escudo, arco, 6x flechas, uma arma de arremesso, um mangual, Clava, Broquel).
(...)
31. Mestre de Reparos – Aquele que reformar 20 armas do grupo.

E como funciona? Você vai até um dos líderes do grupo e avisa que vai tentar buscar uma das conquistas. Se você conseguir a conquista ela se tornará um título para você. Algo como: Eu apresento Lorde Fulano, Mestre Espadachim, o Imperceptível, o Voraz, o mestre dos reparos.  
Experimente no seu grupo e conte como foi!

Um comentário:

  1. Muito bom!

    No meu grupo também faço Ranking, e as pessoas destravam acessórios conforme sobem de nível!
    Os pontos de batalhas são tanto para quem vence como para quem perde!

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