Uma das coisas mais legais que os consoles da nova geração
trouxe para os jogadores são as chamadas achievements (conquistas). São
objetivos definidos fora dos parâmetros de um jogo. Diferente dos sistemas de
missões ou fases, que geralmente definem os objetivos de um jogo eletrônico e
afetam a jogabilidade diretamente, o sistema de conquistas funciona fora dos
limites do ambiente de jogo. Cumprir as condições de uma conquista é chamado de
desbloqueá-la.
As conquistas são incluídas nos jogos para estender a
longevidade de um título e proporcionar aos jogadores um ímpeto para não só
completar o jogo, mas encontrar todos os seus segredos. Elas são, efetivamente,
desafios arbitrários definidos pelos desenvolvedores para serem cumpridos pelo
jogador. Essas conquistas podem coincidir com os objetivos principais do
próprio jogo, como completar uma fase, com objetivos secundários, como
encontrar power-ups ou fases secretas, ou ainda podem ser independentes dos
objetivos principais e secundários do jogo, como jogar um determinado tempo,
assistir a um vídeo, derrotar determinado número de NPCs ou completar uma fase
antes de certo tempo. Algumas conquistas podem levar a outras: muitos jogos
possuem uma conquista que requer que o jogador consiga todas as outras
conquistas.
E o que isso tem a ver com o swordplay? Bem, um dos grupos
mais legais aqui de Brasília, a Ordem de Alamut, criou um interessantíssimo
sistema de XP e conquistas para agitar as coisas entre seus membros. Um dos documentos
a que eu tive acesso tinha mais de 100 conquistas diferentes que vão desde
coisas simples como aparecer no treino, até derrotar mais de 15 oponentes pelas
costas numa batalha campal.
Eu adaptei alguns deles para o meu grupo e vou colocar
alguns dos mais interessantes (segundo a minha humilde opinião) aqui.
1. Ferreiro – Deve ser capaz de fazer no mínimo seis armas
diferentes.
(...)
5. Aprendiz de Curandeiro – Deve entregar um relatório três
métodos de primeiros socorros e demostrar no treino.
(...)
11. Mestre Espadachim – Deve ter domínio sobre qualquer
categoria de Espada. Conhecer suas posturas, ataques, defesas, contra-ataques,
medidas de cada espada, como se forja etc.
(...)
17. Imperceptível – O membro deve participar de todos os
combates em grupo do dia apenas com adagas devendo matar pelo menos 15 membros
pelas costas. Não contará usos de adagas de arremesso ou magia.
(...)
20. Voraz – Sobreviver 15 vezes na modalidade jogos vorazes.
(...)
24. Colecionador de armas: Possuir um arsenal completo.
(Duas adagas, duas espadas curtas ou médias, uma espada longa, dois machados,
uma lança, um escudo, arco, 6x flechas, uma arma de arremesso, um mangual,
Clava, Broquel).
(...)
31. Mestre de Reparos – Aquele que reformar 20 armas do
grupo.
E como funciona? Você vai até um dos líderes do grupo e avisa que vai tentar buscar uma das conquistas. Se você conseguir a conquista ela se tornará um título para você. Algo como: Eu apresento Lorde Fulano, Mestre Espadachim, o Imperceptível, o Voraz, o mestre dos reparos.
Experimente no seu grupo e conte como foi!
Muito bom!
ResponderExcluirNo meu grupo também faço Ranking, e as pessoas destravam acessórios conforme sobem de nível!
Os pontos de batalhas são tanto para quem vence como para quem perde!