sábado, 3 de março de 2018

Capacidade física?

Conversando com um grande amigo meu, chegamos numa discussão interessante. As pessoas que têm um condicionamento Atlético naturalmente são melhores jogadores de swordplay do que os jogadores comuns? 

Em outras palavras: aquele pessoal mais Atlético do clã tem vantagem real sobre aquele pessoal sedentário? 

Apesar de ser uma pergunta cuja resposta seja bastante óbvia, eu resolvi fazer algumas comparações entre outros esportes razoavelmente semelhantes ao swordplay dentro desta mesma perspectiva. Aqueles que têm preparação física melhor jogam melhor do que aqueles que não tem? 

Procurei um professor de educação física e coloquei o problema diante dele. A resposta dele foi bastante enfática: existem dois fatores que você deve se preocupar inicialmente. Capacidade física e memória muscular. 

Eu tenho certeza que você já ouviu em algum lugar a expressão "é como andar de bicicleta, a gente nunca esquece". Essa expressão está ligado diretamente a uma sabedoria Popular a respeito da nossa memória muscular. E o que viria a ser a memória muscular? É a capacidade que o nosso corpo tem de memorizar alguns determinados movimentos e executá-los de uma maneira rápida e precisa sem que o cérebro preciso estar observando e controlando cada passo do movimento. 

Uma maneira fácil de você entender memória muscular é fazer o seguinte exercício. Sente-se numa cadeira e depois levante-se. 
Agora procure descrever mentalmente todos os passos que o seu corpo precisa fazer para executar o movimento de se levantar da cadeira e se sentar na cadeira novamente. Você vai perceber que o simples movimento de se sentar ou de se levantar de uma cadeira é na verdade mais complexo do que gostamos de pensar. E com os esportes e a mesma coisa. 

A memória muscular de um jogador de futebol é que permite que ele consiga visualizar o gol à sua frente, receber a bola de um cruzamento e chutar no ângulo. Se ele não tem essa memória muscular ele perderia um bom tempo recebendo a bola e depois tentando chutar a bola para frente. Nesse meio tempo o pessoal da Defesa do outro time já o teria desarmado. 

E com swordplay É a mesmíssima coisa. A memória muscular permite que você consiga bloquear o ataque que está vindo na sua direção sem pensar muito a respeito. Deixe que seu corpo faça o trabalho. 

Já a capacidade atlética indica o quão rápido, ou com quanta agilidade, ou ainda com quanta força o seu corpo consegue se mover. Ele também determina Quanto tempo você consegue manter o corpo em movimento dentro de determinadas condições. Uma pessoa sedentária fica sem fôlego depois de um pique de 100 metros; já uma pessoa atlética tem muito mais facilidade de percorrer os mesmos 100 metros e não apresentar nenhum tipo de desgaste físico. 

Então se pegarmos duas pessoas com o mesmo tempo de treino é possível dizer que a pessoa que tem porte Atlético terá uma vantagem substancial sobre a outra já que ele tem ainda mais facilidade de criar memória muscular para todos os golpes que aprendeu durante seu treinamento. A pessoa sedentária poderia até mesmo igualar-se em habilidade nos primeiros momentos da luta, mas com o passar do tempo o cansaço bateria muito mais forte nela e ela fatalmente perderia velocidade e tempo de resposta. 

Claro que o ideal seria que todas as pessoas que praticam swordplay não fossem sedentárias. Até por uma questão de saúde delas mesmas. Mas sabemos que isso não acontece. Para muitas pessoas o dia do treino é o único dia da semana em que você tem a oportunidade de exercitar o corpo. E convenhamos: um dia na semana é melhor do que nenhum dia na semana, embora não seja tão efetivo quanto fazer atividade física todos os dias. 

Se você acha que está perdendo espaço no seu grupo por causa de alguém que está com o desenvolvimento físico melhor que o seu basta que você repense o seu próprio desenvolvimento físico. 

"Mas Betão e quando existe uma diferença de habilidade entre os dois jogadores? Por exemplo um novato extremamente Atlético enfrentando um veterano sedentário" Pergunta a moça de cabelos curtos usando uma orelhinhas de gato. 

Bem minhs amiga, neste caso eu sou enfático em colocar todas as minhas fichas no veterano. Justamente porque o corpo dele já conhece a memória muscular dos golpes, enquanto que o novato vai confiar muito mais na sua habilidade crua. Com passar do tempo fatalmente O Novato se tornará mais habilidoso do que o veterano. Mas é sempre bom ter em mente que nem tudo é habilidade de combate quando se fala de um grupo de swordplay. 

Bom galerinha era isso que eu tinha para falar para vocês hoje. Se vocês tiverem alguma sugestão de pauta aqui para o Blog basta me dar um toque. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...