sábado, 26 de janeiro de 2019

Nomes, nomes, nomes...


Eu me lembro dos anos dourados da minha adolescência, quando eu entrei como segundo baterista de uma banda cover do Black Sabbath chamada Storm Bringer. Mas uma das lembranças mais fortes desse período foi o tempo que levou para escolher o nome da banda.
Talvez seja a coisa mais difícil não seja você montar uma banda de rock ou uma banda de qualquer gênero musical, ou você ser talentoso ou conseguir sucesso e sim descolar um nome legal.
Lembro que muitos anos atrás eu vi uma entrevista da Paula Toller a respeito da criação do kid abelha e os abóboras selvagens. E este nome 'kid abelha' não tinha sido a primeira opção da banda. Nem a segunda, nem a terceira, nem a 15ª! É que todos os nomes bons para banda já tinham sido pegos/escolhidos. 
Quando assunto é swordplay não fica muito longe disso não. Alguns temas, nomes e cores são tão manjados que é até um tipo de “vergonha alheia” você beber dessa fonte mais uma vez. 
Afinal de contas quantos clãs/grupos surgiram ao longo dos anos que tem como símbolo um dragão ou que busca inspiração nos míticos cavaleiros templários? 
Pelo menos uma centena de clãs, não só no Brasil mas no mundo inteiro, fazem esse tipo de coisa. E por que fazer isso? Porque esses nomes e esses símbolos carregam muita força. 
Tudo bem Betão... E o que que eu posso fazer para criar um nome legal de Clã e um símbolo bacana que não faça eu ficar igual a uma dezena de outros clãs por aí? 
A primeira coisa que você tem que fazer a pesquisa. Existem centenas de unidades militares especiais dos tempos medievais e clássicos que você pode se inspirar. Você também pode pegar a unidade de algum livro  Fantástico. Porque não se inspirar nos cavaleiros de Rohan do Senhor dos anéis, ou mesmo na ordem do forte da vela no cenário de RPG de forgotten realms? E quantas símbolos porque não buscar animais mitológicos? Unicórnios, Phoenix, tigres grandes mamíferos, tudo pode ser uma grande inspiração para você. Existem até sites que permitem que você monte seu brasão usando imagens e modelos predefinidos de heráldica.

Então, vamos parar de preguiça e vamos começar a fazer nomes bacanas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

E como vão ser as disputas no torneio?


Simplicidade e transparência. 

Todas as competidoras vão se enfrentar uma vez para cada modalidade. Em caso de vitória a competidora recebe 3 pontos. Em caso de derrota, não recebe nenhum ponto. Em caso de empate, cada competidora recebe 1 ponto. Vai ser assim para todas as competições. A que acumular mais pontos vence. Se persistir empate, as duas com mais pontos fazem uma luta final.

E como vão ser as lutas? Quem causar 5 pontos de dano na oponente primeiro vence. As lutas vão ser no sistema ponto e para. Cada vez que um ponto foi diagnosticado por um dos juízes ou for acusado por uma das lutadoras a luta será paralisada, o ponto será computado e a competição recomeça. 

Braço: 1 ponto
Perna: 1 ponto
Peito, ombros e costas: 2 pontos
Barriga: 2 pontos

Golpes em áreas proibidas (pescoço, nuca, rosto, seios, genitais, etc) causam a perca de 2 pontos. Não haverá repescagem.

Vamos tentar gravar o torneio, mas sabe como é...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Regras do campeonato - parte 1


Betão e as regras do Torneio?

Vamos falar hoje sobre os equipamentos.

Na competição de adagas vão ser usadas... adagas (dãã!)
A adaga deve ser macia e segura, tanto para cortes como estocadas.

Na competição de armas livres você vai lutar com a arma, ou combinação de arma que você mais se identifica. Se você gosta de escudo e espada curta, use isso. Se você curte uma espada média e uma espada curta, use essa combinação. Se você prefere uma espada longa, bem... acho que deu para entender.
As armas e combinações possíveis são:
Duas adagas;
Duas espadas curtas;
Uma arming sword e uma espada curta;
Uma arming sword e uma adaga;
Uma espada curta e uma adaga;
Escudo e adaga;
Escudo e espada curta;
Escudo e arming sword;
Escudo e lança;
Espada longa;
Machado Longo.

Na competição de lança e adaga vão ser usados, er, bem, lanças e adagas. Você pode deixar a adaga de lado se quiser e usar só a lança. É por sua conta.

Na competição de arco e flecha (tá de zoeira né?)...
Arcos devem ser de cano, qualquer cor de cano, e devem medir no máximo 150cm, as flechas vão ser fornecidas pelos Lordes de Ferro

Tá e quanto mede cada uma dessas armas?
Adaga: até 49cm de comprimento total.
Espada curta (shortsword): de 50cm até 69cm de comprimento total.
Arming Sword: de 70cm a 105cm de comprimento total.
Espada longa (longsword): de 106cm a 130cm de comprimento total.
Arma de haste (lança): até 170cm.
Escudos: obrigatoriamente redondos – ou o mais próximo disso que você conseguir – com bordas acolchoadas. Pode ter pegada central ou pegada em strap; essa é por sua conta. O diâmetro do escudo deve ser suas vezes a medida do cotovelo da guerreira até o nó dos dedos. Então, se uma guerreira tiver 45cm do cotovelo ao nó dos dedos o seu escudo vai ter um diâmetro de 90cm (45x2=90).





Campeonato à vista!


É com muita honra que eu, Valberto Filho (Bethanos), rei dos Lordes de Ferro – Gama – DF convido todas vocês para tomarem parte do nosso torneio da Amazona de Ouro.
O torneio acontecerá no domingo,  19 de maio de 2019, a partir das 15:00 horas no parque leste, na cidade do Gama – DF.
O torneio é de entrada gratuita e a premiação prevista é apenas para o primeiro lugar. As modalidades são:
·         Adaga
·         Arma livre
·         Lança e Adaga
·         Arco e flecha
Regras e pormenores serão divulgadas nos dias subsequentes.
Então, Amazona? O que você está esperando? Venha lutar conosco, e provar o seu valor.




A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...