Coragem
Os filósofos do mundo antigo sempre estiveram em busca de um
sentido para a vida. Alguns vão dizer (e concordo com eles) que a felicidade é
a busca suprema da humanidade. Quando Aristóteles escrevia sobre a ética (o
caminho que nos leva à felicidade) ele escreveu também sobre as virtudes. A
grosso modo a virtude é uma ação voluntária, equilibrada, que pode ser melhorada
e nos melhora no processo. Quase tudo que permite nossa evolução pode ser
convertido numa virtude.
Se existe uma virtude suprema no swrodplay é a coragem. Sua
habilidade com a sua arma pode te fazer um jogador desejado, mas é a coragem
que separa guerreiros de lutadores de fim de semana. Coragem é o famoso “cair
dentro”, “ir pra cima”, “dar cara à tapa”, “encarar”, “bater de frente”. Segundo
as palavras do sensei Jorge Kishikawa coragem marca quem você é no campo de batalha. Se você não demonstra coragem o seu oponente perde respeito por você.
E convenhamos, não é mesmo? O que de pior pode acontecer com
alguém que encara seus inimigos de frente e não tem medo de enfrentar inimigos
em maior número ou que são sabidamente mais habilidosos do que ele? Passar uma
rodada fora do jogo por que morreu? Esperar na zona de respawn enquanto o resto
da pancadaria come solta? E se você der sorte e despachar aquele lutador muito
superior a você? E depois de avançar uma centena de vezes pode ter certeza que sua
perícia com a arma vai melhorar muito.
Na maior parte das artes marciais com espada do mundo
oriental os praticantes iniciantes só aprendem golpes e manobras ofensivas. É assim
no kendô. Você leva semanas de treino apenas treinando ataques e katas para
depois de quase dois meses descobrir que existem coisas como defesa e
bloqueios. Os próprios instrutores incentivam que o iniciante vá para cima com tudo.
Nunca me esqueço do que disse o senpai Patrick Lopes, da Niten-DF: “Imagine que
você está lutando de costas para um precipício. Qualquer passo que você der para trás
significa a sua morte. Por isso avance sempre”.
E isso vale para todas as unidades do seu reino ou clã:
tanto faz se você é da infantaria leve, luta com duas armas, se faz parte dos
escudeiros ou se é lanceiro: mostre coragem, vá pra cima.
Só tome cuidado porque coragem não é a ausência de medo. O
medo, como dizia Abin Sur “é o instinto de sobrevivência da raça humana”. É o
medo que nos impede de fazer coisas idiotas (ou pelo menos nos dá tempo de
perceber que fazer aquela coisa é algo bem estúpido). Coragem não é a falta de
medo. É agir mesmo com medo. Coragem também é diferente de temeridade. Temeridade
é a ousadia burra. O sábio tem a coragem na medida.
Por isso, no próximo treino vá buscar emoção. Corra atrás do
oponente mais valoroso que encontrar e vá ser feliz.
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