quarta-feira, 20 de maio de 2015

O aprendizado do caminho da espada (de espuma)

Se um dia você vier visitar os treinos dos cavaleiros da virtude e jamais tiver empunhado uma espada em sua vida, com certeza passará pela escudeira Juliana, a instrutora-chefe de todos os que buscam trilhar o caminho do swordplay. Ela dará a você as primeiras instruções, os primeiros passos seguros no caminho da espada. Este aprendizado inicia-se empunhando a espada com as próprias mãos, passando por sucessivos treinamentos, até que o corpo se habitue a manipulá-la.

A espada é a sua primeira arma. É a extensão do seu braço. É o caminho que abre para outros caminhos. Você pode ser um excelente lanceiro, um mestre da arma exótica, ou um escudeiro de defesa impenetrável, mas invariavelmente você começou girando uma espada e aprendendo os fundamentos com alguém.

Assim que o corpo estiver mais habituado, passa-se para a próxima etapa: lutar contra a própria arma. Ou seja, contra um oponente empunhando a arma almejada. Você começa lutando contra outros espadachins, aprendendo as rudezas e sutilezas da espada. A sua rapidez, a sua mobilidade. Um bom espadachim é a epítome do guerreiro perfeito.

Logo depois você aprenderá a combater outras armas. Será a sua espada contra o escudo, contra a maça, contra a lança, contra arco que ataca de longe. É o conhecimento de “dar golpes”, assim como “receber golpes”. Aprendemos a atacar, a defender, a aceitar os golpes que recebemos. Amadurecemos e aceitamos com um sorriso quando o ataque do outro vaza a nossa defesa e nos mata: pois é só assim que evoluímos e é assim que aplaudimos o crescimento do outro. É nesta atitude de descobrir uma arma, que torna a prática do swordplay singular, completo, segundo o treinamento dos antigos guerreiros e mestres, dos quais buscamos treinamento e inspiração em seus manuais.

É preciso coragem e determinação para estar aberto a novas formas de lutar. Depois de aprender a espada deixe seu coração aberto. A sua arma de estimação vai escolher você. Seja ela uma espada longa, duas espadas médias, espada e adaga, duas adagas, espada e machado, dois machados, machado de duas mãos, martelo de guerra, maça, mangual, arco, espada e escudo, lança...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...