segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Versatilidade

Ou, como diz Bruce Lee, seja como a água.

Treinar em setembro, no clima de Brasília não é para qualquer um. É um desafio e tanto para qualquer pessoa, atleta ou não. Mesmo assim o Reino dos Cavaleiros da Virtude reuniu 37 bravas almas no sábado 05 de setembro, sob o sol escaldante do cerrado do Planalto Central, com uma temperatura média de 32°C e uma umidade relativa do ar em torno de 31% (dados do meu celular – duvido que esteja correto). Estava quente e seco pra caramba! Muita gente não foi porque mães e esposas proibiram. Só fui porque quando saí de casa o sol estava meio escondido por trás dumas nuvens bem lá em cima.

Para se treinar nessas condições é necessário adequar suas atividades. Protetor solar e muita água, além de estratégicas pausas em baixo das frondosas árvores do campo de treino. Treino leve. Nada de ficar se esforçando além do normal. Tudo para evitar superaquecimento e desidratação.

Mesmo assim a energia foi lá em cima. Tanto é que a estrutura do meu escudo de papelão não resistiu e começou a rasgar nas tiras superiores da amarração do punho.  Esse é o segundo escudo que eu fabrico. Ele tem o tamanho certo para uma pessoa do meu tamanho (1,92m de altura). O meu primeiro escudo, feito de EVA e papelão tinha praticamente 3/4 do tamanho deste. Não podia arriscar que ele se abrisse no meio do combate. Se papelão é barato e tal, a cola que eu usei, além das fitas e do isolante térmico não são. Tinha que trazer de volta para casa e tentar consertar.

Daí que de uma hora para outra eu era um escudeiro sem escudo. Fui à minha sacola de armas e procurei algo que eu pudesse usar. Eu tenho muitas opções pra usar com escudo: uma espada estilo viking (feita no estilo Magnus Legio), uma espada híbrida de katana e espada longa (feita no estilo Belathor), uma maça de cabeça cilíndrica, um machado de uma mão e uma mistura de rapier com cimitarra (também no estilo Magnus Legio).

Resolvi usar uma combinação inicial de espada viking/híbrida. Depois passei para uma combinação maça/machado e por fim fiquei com uma espada/machado. O importante mesmo é que, independente da combinação de armas à minha disposição, eu tive de mudar todo o meu estilo de jogo. Afinal com o escudo grande eu posso adotar uma postura mais defensiva, tanker se preferirem. Já com as duas armas eu tinha de adotar uma postura mis ofensiva em campo de batalha. Nada fácil com um clima como aquele. Mas nada de desanimar.

O importante é ir para cima. É sem dúvida uma das coisas que eu mais faço, independente da arma que eu uso. Detesto os caras que ficam só recuando, recuando, esperando um momento de atacar.

Daí que no final não acho que me saí tão mal. Claro que não é hoje que vou trocar o escudo pela dual. Mas a lição que fica é que quanto mais rápido você se adapta às novas circunstâncias ao seu redor melhor.


Serviço:
Espada Estilo Magnus Legio - https://www.youtube.com/watch?v=nY0s0fA7CBA
Espada Estilo Belathor - https://www.youtube.com/watch?v=vTOMnnH_ojg
Machado Estilo Belathor - https://www.youtube.com/watch?v=sBJ9DH74VXY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...