quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Tá dodói? Fique em casa...

João Bernardes: Dois ligamentos rompidos, três parafusos, mais umas semanas de gesso e sem treino.
Valberto Filho: Tudo isso com uma queda andando pela calçada? Porra, como é que você viveu esse tempo todo para treinar?
João Bernardes: Pois é. Eu faço um monte de coisa que seria mais perigosa e nunca me machuco... Mas andando de boa na calçada sempre me ferro (deve ser por não ficar tão atento, sei lá). Tá foda ficar sem treinar viu? Daqui a pouco vou tentar pelo menos treinar espada única com a esquerda mesmo.

Esse diálogo com o meu amigo João Bernanrdes foi colhido não faz muito tempo, numa das postagens da Liga Nacional de Swordplay. João, eu só posso dizer duas coisas: você me representa, cara. Mas seja lá o que você for fazer, não vá treinar, é sério. Eu vou explicar os motivos abaixo.

Desde que eu comecei a treinar eu me machuquei algumas vezes. É um esporte aeróbico, de contato, normalmente praticado outdoor, em parques e gramados públicos, irregulares e cheios de pedras soltas e outras coisas menos agradáveis. Além disso, eu já cheguei na idade dos entas. Quarenta anos nas costas não me fizeram mais resistente. Se eu não tivesse me machucado nenhuma vez seria mais fácil acreditar que eu não fui treinar nenhuma vez.

Segundo a Dra. Ana Lucena, Fisioterapeuta, a lesão é um evento indesejável e desagradável na vida do atleta. Infelizmente são um mal comum a todos os atletas, profissionais ou amadores. A lesão quase sempre vem acompanhada de dor, desconforto e até mesmo da incapacidade de continuar treinando. As lesões mais comuns na prática esportiva são os entorses, contusões, luxações, fraturas, distensões, cãibras e tendinites. Todas essas lesões podem ser em consequência de traumas ou trabalho excessivo da musculatura, afetando significativamente os músculos, tendões e estruturas ósseas na região acometida.

Por isso, se você se machucar como o João, ou como eu (que tenho fascite plantar), siga estritamente as orientações de um profissional de saúde devidamente gabaritado. Nada de pedir apenas um analgésico na farmácia e voltar a treinar quando não sentir mais dor.

É um dos maiores erros que você pode fazer, avisa a Dra. Ana Lucena. Uma lesão deve ser tratada adequadamente o quanto antes para que ela não evolua para um problema ainda maior. O ideal é procurar imediatamente um bom médico, ou mesmo um fisioterapeuta esportivo. Ele é o profissional que vai indicar o tratamento coreto para eliminar a dor, recuperar a flexibilidade, a força muscular e a estabilidade da área lesada, e retornar o paciente à sua prática esportiva o mais rápido possível, com segurança, dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós-lesão.

Por mais que seja tentador, não volte aos treinos antes da hora e não busque caminhos alternativos fora dos meios profissionais para se recuperar. Siga as orientações do seu médico à risca. Respeite os limites do seu corpo e aprenda a conviver com suas limitações. Boa parte da superação de uma lesão grave é feita em cima da cama, com o pé para cima, tomando suquinho e assistindo a reprise de Berserk. 

Não se preocupe. Em pouco tempo você vai estar de volta, recuperado e pronto para outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...