Continuando com a série “as vantagens de usar uma”... Dessa
vez eu trago a vocês a espada.
Se você não leu os meus outros artigos sobre as vantagens e
desvantagens de usar armas, como o escudo e a lança, eu sugiro que você faça
isso antes de começar a leitura desse aqui. Muito do que eu tenho a falar da
espada eu já falei em outros artigos e não vale a pena ficar repetindo tudo
neste artigo.
A espada é também a arma mais básica que você pode ter
contato com o swordplay. Todo mundo – via de regra, claro – começa a treinar
com a espada. É a arma que faz do swrodplay um esporte de contato. Dominar bem
as bases da espada permite que você ascenda bem com todas as outras armas e técnicas.
Fácil de ser fabricada, de boa manutenção e com muitos manuais e técnicas a sua
disposição, a espada é arma de preferência.
Existem tantas espadas quanto formas e técnicas de serem
usadas. Da rigidez plástica da espada japonesa, passando pela fluidez marcial
da espada chinesa, o tradicionalismo da espada europeia, a modernidade dos
facões africanos, e variando de pouco mais de 50cm de comprimento (um bom e
confiável gládio romano) para até quase 2m de comprimento (a zweihänder alemã)
as espadas povoam os sonhos dos aficionados pelo medivaliso e pelo combate em
geral.
Mas é nas combinações que as espadas fazem melhor do que qualquer
outra arma. Uma espada pode ser usada em conjunto com outra espada, ou com um
escudo, com uma adaga, com uma maça, uma lança, uma besta, ou mesmo um mangual.
O mais comum é que a segunda arma fosse menor que a espada principal, mas
combinações com duas espadas médias – mesmo que não sejam historicamente plausíveis
– são plenamente usáveis.
A espada é também a arma preferida da infantaria leve. É realmente
uma visão assustadora ver dezenas de pessoas armadas com espadas vindo na sua
direção. É capaz de causar medo no mais poderoso dos defensores e na mais forte
linha de lanças. Dois ou três membros da
infantaria leve podem cercar e flanquear
o lanceiro ou um defensor que terá de escolher um deles para eliminar enquanto
tenta se esquivar dos outros. Um bom defensor também pode ser um pesadelo para
o espadachim.
Outra vantagem é que a espada é que ela bem rápida e
versátil quando usada com duas mãos, ou mesmo com uma mão só (isso depende do
tamanho da arma e de sua aerodinâmica, mas é uma regra geral).
A sua principal desvantagem é que a espada é essencialmente
uma arma superestimada. Imagine uma faca gigante, com dois gumes cortantes, que
você fica balançando em volta do próprio corpo, podendo ser atingido por outra arma
enquanto faz isso. Ok, colocando dessa forma a espada não é assim uma arma tão
sensacional, mas ela ainda é a peça dos sonhos e o “core-weapon” de mais de 90%
de todos os praticantes de swordplay. A sua defesa é também um pouco menos
eficaz do que outras peças.
Vantagens:
Arma básica – fácil de aprender a usar
Manutenção rápida e barata.
Versatilidade de combinação de armas e estilos
Desvantagens:
Ser um bom espadachim exige muita dedicação do seu usuário
Não tem uma defesa muito boa
Dificuldade em lidar armas de alcance mais longo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário