segunda-feira, 24 de abril de 2017

As vantagens de usar uma espada

Continuando com a série “as vantagens de usar uma”... Dessa vez eu trago a vocês a espada.

Se você não leu os meus outros artigos sobre as vantagens e desvantagens de usar armas, como o escudo e a lança, eu sugiro que você faça isso antes de começar a leitura desse aqui. Muito do que eu tenho a falar da espada eu já falei em outros artigos e não vale a pena ficar repetindo tudo neste artigo.

A espada é também a arma mais básica que você pode ter contato com o swordplay. Todo mundo – via de regra, claro – começa a treinar com a espada. É a arma que faz do swrodplay um esporte de contato. Dominar bem as bases da espada permite que você ascenda bem com todas as outras armas e técnicas. Fácil de ser fabricada, de boa manutenção e com muitos manuais e técnicas a sua disposição, a espada é arma de preferência.

Existem tantas espadas quanto formas e técnicas de serem usadas. Da rigidez plástica da espada japonesa, passando pela fluidez marcial da espada chinesa, o tradicionalismo da espada europeia, a modernidade dos facões africanos, e variando de pouco mais de 50cm de comprimento (um bom e confiável gládio romano) para até quase 2m de comprimento (a zweihänder alemã) as espadas povoam os sonhos dos aficionados pelo medivaliso e pelo combate em geral.

Mas é nas combinações que as espadas fazem melhor do que qualquer outra arma. Uma espada pode ser usada em conjunto com outra espada, ou com um escudo, com uma adaga, com uma maça, uma lança, uma besta, ou mesmo um mangual. O mais comum é que a segunda arma fosse menor que a espada principal, mas combinações com duas espadas médias – mesmo que não sejam historicamente plausíveis – são plenamente usáveis.

A espada é também a arma preferida da infantaria leve. É realmente uma visão assustadora ver dezenas de pessoas armadas com espadas vindo na sua direção. É capaz de causar medo no mais poderoso dos defensores e na mais forte linha de lanças.  Dois ou três membros da infantaria leve podem  cercar e flanquear o lanceiro ou um defensor que terá de escolher um deles para eliminar enquanto tenta se esquivar dos outros. Um bom defensor também pode ser um pesadelo para o espadachim.

Outra vantagem é que a espada é que ela bem rápida e versátil quando usada com duas mãos, ou mesmo com uma mão só (isso depende do tamanho da arma e de sua aerodinâmica, mas é uma regra geral).

A sua principal desvantagem é que a espada é essencialmente uma arma superestimada. Imagine uma faca gigante, com dois gumes cortantes, que você fica balançando em volta do próprio corpo, podendo ser atingido por outra arma enquanto faz isso. Ok, colocando dessa forma a espada não é assim uma arma tão sensacional, mas ela ainda é a peça dos sonhos e o “core-weapon” de mais de 90% de todos os praticantes de swordplay. A sua defesa é também um pouco menos eficaz do que outras peças.

Vantagens:
Arma básica – fácil de aprender a usar
Manutenção rápida e barata.
Versatilidade de combinação de armas e estilos

Desvantagens:
Ser um bom espadachim exige muita dedicação do seu usuário
Não tem uma defesa muito boa

Dificuldade em lidar armas de alcance mais longo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...