domingo, 14 de maio de 2017

De volta... aos poucos.

Dar conselhos é uma coisa relativamente fácil. Seguir conselhos, por outro lado, pode ser bem complicado. Nas últimas semanas eu quase não tenho postado nada, mas é por um bom motivo. Eu estava em recuperação médica.

Bom, estava é modo de dizer. Eu ainda estou, mas o pior já passou. No final de março eu fui internado às pressas por conta de uma terrível dor na região do baixo ventre. Uma bateria de exames realizados mais tarde e a descoberta: uma pedra de 5mm estava alojada no canal da uretra esquerda, impedindo que a urina proveniente dos rins chegasse até a bexiga. Segundo o meu médico, Dr. Berthrand, esse entupimento já estava dando refluxo de urina nos rins. A cirurgia foi feita de emergência no mesmo dia. A fim de manter o canal aberto foi instalado um cateter do tipo duplo J e me foi receitado 10 dias de repouso absoluto. Deveria voltar em sete dias para uma reavaliação. Nada de esforço.
Imagem Ilustrativa do que
é um cateter duplo J

Quando o termo é nada de esforço, é nada de esforço mesmo. Eu passava a maior parte do meu dia deitado na cama, tomando remédios ou submetido à dieta que a minha esposa preparou com todo carinho. Até para ir ao banheiro doía, mesmo com a ação dos analgésicos.

Ao final de sete dias descobri que aquele era o começo da jornada. O médico me informou que a tomografia havia localizado outra, de 1,5cm (3x maior que a primeira!) alojada no rim direito. Eu faria uma segunda cirurgia para retirar o cateter esquerdo e para fazer a intervenção no rim direito, com laser. Depois eu passaria por mais 14 dias de recuperação em casa – com esforço zero. E depois disso eu faria uma terceira cirurgia para tirar o cateter do rim direito.

A última cirurgia aconteceu na sexta-feira, 12 de maio. Eu estou em casa. Sem cateteres. Em franca, porém lenta recuperação.

Ok, e por que jogar esse boletim médico na página que fala sobre swordplay? Por coerência. Na postagem de 09 de fevereiro (Tá dodói? Fique em casa) eu fiz afirmações sobre o que você deve fazer em caso de alguma lesão. Cito a mim mesmo: “Por mais que seja tentador, não volte aos treinos antes da hora e não busque caminhos alternativos fora dos meios profissionais para se recuperar. Siga as orientações do seu médico à risca. Respeite os limites do seu corpo e aprenda a conviver com suas limitações. (...) Não se preocupe. Em pouco tempo você vai estar de volta, recuperado e pronto para outra”. O meu médico disse “esforço zero”. E esforço zero é (justamente) não ir aos treinos.

Como sou adepto da frase de Oscar Wilde “posso resistir a tudo, menos às tentações” eu me afastei de verdade do swordplay nesses dias. Porque eu sabia que se me metesse a besta de ir a um dos treinos, mesmo para ficar sentado, olhando o pessoal treinar, eu ai acabar metendo os pés pelas mãos e ia voltar para casa mijando alguma coisa da cor de vinho talhado.

Mas Betão, você fez postagens enquanto estava acamado – poderia inferir alguém. Sim, eu fiz. E entre uma recuperação e outra ainda consegui forças para ir trabalhar. Dar aulas sentado é um desafio á sanidade.

Postagens que já estavam planejadas e parcialmente executadas foram terminadas e postadas. Mas desde 24 de abril eu não escrevo nada sobre swordplay justamente porque não há nada a ser escrito. Eu sou um escritor muito limitado. Para escrever sobre algo eu preciso viver esse algo de alguma forma. E como eu não estava treinando, bem, o melhor foi não ficar “enchendo linguiça” quando tudo que eu deveria estar fazendo (e fiz) era ver reprises de Tokusatsu no streaming.

O lance é que estamos de volta. Temos alguns trabalhos engatilhados, outros sendo pesquisados, mas eu queria um pouco da ajudar dos meus leitores. Sobre o que você gostaria que eu escrevesse?


Obrigado pela visita. 

Um comentário:

  1. melhoras aê Betão
    você fez muito certo em ficar de cama e seguir a risca as orientações do seu médico, se meter a besta e desrespeitar os limites do proprio corpo é, além de mais nada, dar chance ao azar, imprudencia e uma atitude auto destrutiva.
    me identifico com problemas renais, eu mesmo ja tive calculos e não é nada agradavel ou aqceitavel, pessoalmente expeli os meus, o que não faz com que essa experiencia seja um passeio no parque, passei alguns dias sogrendo com dores comparaveis às de colicas menstruais das nossas valorosas guerreiras(motivo pelo qual intensifiquei o meu apoio e compreenção ja existentes quando as mesmas se queixam de dores durante seus ciclos), mas tudo acabou bem quando as expeli os dois calculos (não sei de que tamanho).

    ResponderExcluir

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...