domingo, 16 de abril de 2017

As vantagens de usar uma... Lança

Continuando com a série “s vantagens de usar uma”... Dessa vez eu trago a vocês a lança.
Em uma única frase: na vida real, lanças batem muito mais forte que espadas. Elas também têm um significativo alcance e se usadas de forma correta são incrivelmente rápidas e ágeis. Elas podem ser usadas com relativa facilidade à curtíssimas distâncias – ao contrário da espada você pode “encurtar” o tamanho da sua lança segurando-a em outras partes do seu cabo. Não é á toa que as lanças são a espinha dorsal de qualquer exército da antiguidade. Você não pode matar, em corpo-a-corpo, aquilo que você não pode chegar perto para atingir.

Em campo aberto as lanças são a melhor opção. Ela tem dezenas de pontos de ataque com estocada ou mesmo corte e pode mudar de alvo com muita facilidade.
Mesmo em locais apertados, como pontes ou passagens estreitas, a lança é uma boa arma. Nestes cenários, onde você não tem a opção de levantar muito a sua arma ou golpear para os lados com tanta facilidade, os ataques de estocada são bem eficientes. De fato, em locais muito apertados ou estreitos a espada perde muito de sua efetividade porque boa parte de seus golpes exige espada para fazer um corte.

A única coisa que espadas fazem melhor do que lanças é ser bem usadas em combinações. Uma espada pode ser usada em conjunto com outra espada, ou com um escudo, com uma adaga, com uma maça, ou mesmo um mangual. Muitos vikings usavam a lança em conjunto com a espada amarrada a mão de trás, para que pudessem saca-la com facilidade em caso de necessidade. Uma lança pode fazer as mesmas combinações, exceto que ela não pode ser usada com outra lança.

Na verdade todos deveriam treinar com a lança como a sua segunda arma, depois de aprenderem a usar a espada simples ou de uma mão. Um guerreiro inteligente pode carregar – de acordo com as regras do seu grupo – um escudo, uma lança e uma espada média ou curta. Essa é uma combinação fantástica. Os gregos, os persas e os romanos a usavam com muita fluidez.

A lança, entretanto não é apenas alegria e vantagens. Um lanceiro tem dificuldades sérias pra enfrentar pequenos grupos quando sozinho. Dois ou três membros da infantaria leve podem  cercar e flanquear o lanceiro que terá de escolher um deles para eliminar enquanto tenta se esquivar dos outros. Um bom defensor também pode ser um pesadelo para o lanceiro. Ele tem de se mover muito para dar conta de vencer a defesa do escudo.  Outro ponto a ser considerado é que a lança pode ser agarrada com alguma facilidade. Isso, claro, de acordo com as regras do grupo que você faz parte. Eu mesmo já consegui pegar uma lança em combate – e se eu consigo, qualquer um consegue.

Outra desvantagem é que a lança é bem rápida e versátil quando usada com duas mãos, mas quando usada com uma mão apenas, ela é um pouco lenta e desajeitada. Ou seja, se você usar a combinação lança e escudo ou lança e outra arma, você provavelmente terá sua eficiência e velocidade com a arma reduzidos.

Vantagens:
Ataques sólidos e rápidos
Facilidade de trabalhar em formações
Versatilidade de combinação de armas e estilos

Desvantagens:
Exige muita movimentação do seu usuário
Pode ser agarrada e inutilizada com facilidade

Dificuldade em lidar com mais de um inimigo por vez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...