quinta-feira, 12 de março de 2015

Dicas para quem está começando

Olá Gentes!

O swordplay é uma das modalidades esportivas que mais vem ganhando adeptos nos últimos anos. Graças a isso um grande número de clãs, associações e grupos dedicados à prática do esporte vêm surgindo em todo Brasil. Basta uma rápida busca do Google ou no YouTube para ser inundado por uma imensa quantidade de vídeos, tutoriais, dicas e performances de grupos, em treinos, festas ou eventos.

Então, com toda essa quantidade de vídeos, links e páginas você não deveria ter problema nenhum para começar, certo? Não é bem assim. A lista a seguir trás para você uma série de dicas de como começar, onde começar, como se comportar, e que lugares são mais indicados para você começar sua carreira como espadachim de boffer. Está pronto? Vamos lá.

1 – Busque e fortaleça grupos na sua região.
A força do esporte como um todo está no seu número de bons praticantes e grupos. Então, antes de sair por aí reunindo amigos da rua, da quadra ou do condomínio para se baterem com espadas de espuma na pracinha perto de casa, vale à pena verificar se não existem grupos na sua região. É quase certo que se sua cidade for um grande centro urbano terá pelo menos um grupo na cidade esperando você de braços abertos.

Mas e quando não tem grupos da sua cidade? Um bom lugar para começar é nas grandes associações no Facebook, como a Liga Nacional de Swordplay. Lá existe um tópico só para você localizar grupos perto de você. É uma boa maneira de fazer amigos, pegar dicas on line e conversar diretamente com alguém que conhece alguém, que conhece alguém que pode indicar você a direção correta.

Mesmo que não existe nenhum grupo ou clã nas suas redondezas (ou quadradezas) pelo menos você vai travar contato com grupos grandes que podem dar dicas importantes sobre como montar e manter o seu grupo. Com essa informação é mais fácil começar.

2 – Seja humilde.
Você chegou num grupo novo, e é o seu primeiro dia de treinos. Não dê uma de gostoso, de sabichão. Seja humilde e aprenda tudo o que puder com seus colegas de treino que já estão a mais tempo que você no caminho da espada de espuma. Mesmo que você já tenha treinado alguma arte marcial antes que lide com espada ou alguma outra arma branca (kendô, espada chinesa, esgrima olímpica, etc...) você ali ainda é o novato. Não se preocupe. Vai chegar o momento em que você vai dividir seus conhecimentos com os outros.

3 – Seja dedicado.
No começo você vai treinar apenas com uma espada simples e depois vai evoluindo para outras modalidades e estilos. Dedique-se a aprender o máximo que conseguir da espada. Ela é a base para o dual, para a lança, para o escudeiro, para o martelo, para o machado, enfim, para todas as outras armas, além de ser muito versátil, fácil de conseguir e manter.

Procure também manter uma regularidade nos treinos. Se o treino é todo sábado ou todo domingo, avise quando você não vai e procure manter uma boa freqüência de treinos. Assim seus colegas vão saber que podem confiar em você e seu grupo vai ganhando força, atraindo mais pessoas, e desenvolvendo suas potencialidades cada vez mais.

Aprenda a ouvir e acatar o conselho dos outros. Se um membro mais graduado enxergar em você a potencialidade para usar determinado estilo de luta, arma ou posição no campo de batalha dê uma chance a esse conselho. Depois, se você não gostar, pode seguir seu próprio estilo.

4 – Seja respeitoso.
Essa é uma espécie de regra de ouro para todas as situações do mundo e não apenas para um esporte de contato como o swordplay. Quando você respeita os outros, quando você é educado, você fortalece seu treino, seu grupo, sedimenta amizades para além dos momentos da luta e das batalhas e cria para si e para os outros um ambiente que todo mundo quer fazer parte.

Dessa forma, evite ser desrespeitoso, evite rir ou fazer chacota dos colegas e troque a crítica destrutiva pela palavra amiga. Ao invés de dizer “Fica esperto seu burro, você deixou aquele escudeiro passar e matar todo mundo” diga algo como “Cara, você lutou bem no último round. Mas fica espero com os escudeiros, que eles estão achando que passar pela gente é fácil. Vamos mostrar que eles estão errados!”. Incentive, motive, e acima de tudo saiba perdoar.

Da mesma forma, conheça todas as regras do seu grupo e trate de segui-las. Aprenda essas regras e saiba que elas são a base da boa convivência entre você e seus colegas.

5 – Mantenha seu equipamento em bom estado.
Essa parece óbvia, mas como tudo o que parece óbvio na vida, nem sempre é. Mantenha seu equipamento pessoal sempre em ordem: limpo, organizado e em boas condições de uso. Se for preciso repare suas armas e armaduras, preferencialmente, antes do treino. A segurança de todos (a sua e a de seus colegas) deve ser vir sempre em primeiro plano. Se durante o treino sua arma quebrar, nada de ficar chateado: coisas assim acontecem o tempo todo! Tente consertar e se não der, paciência.

Da mesma forma, se você usar armas do reino ou do clã, seja duplamente cuidadoso com elas. Primeiro porque não são suas armas – são emprestadas. Segundo porque se você as danifica alguém vai ter de gastar tempo e material para colocar tudo em ordem. Mesmo que você tenha dinheiro para pagar pelos estragos, seja um cara bacana e mostre respeito e cuidado com os frutos do trabalho alheio.



Essas eram as dicas para hoje. Em breve devo retornar com mais dicas. Stay Sharp, stay alive!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...