segunda-feira, 16 de março de 2015

Kendô para Swordplay (parte I)

KENDÔ PARA SWORDPLAY




O kendô (ken=espada, do=caminho), também conhecido como o caminho da espada é uma arte marcial moderna (gendai budô), desenvolvida a partir das antigas técnicas de combate dos samurais antigos (budô), chamadas em seu conjunto de kenjutsu (Ken=espada, jutsu=ofício).

No Japão feudal existiam tantos estilos de kenjutsu quanto existiam famílias de samurais.  Aliás, cada família tinha sua própria técnica e estilo. Muitos deles se perderam no tempo, mas alguns conseguiram chegar até os dias de hoje, sendo inclusive praticadas por escolas e dojos específicos em especial o Hyoho Niten Ichi Ryu, de Miyamoto Musashi, o Suio Ryu, imortalizado pelo mangá Lobo Solitário, e o Shinto Ryu.

O kendô pode ser realizado com uma ou duas espadas (ito=uma, nito=duas). Ele tem apenas cinco golpes: Men (cabeça), Kotê (pulso, punho ou antebraço), Dô (abdômen, costelas), Tsuki (estocada no pescoço), e Sunê (canela).

Como no Swordplay golpes na cabeça são proibidos, o praticante deve se concentrar em golpear as áreas permitidas, como o peito (dô), os braços (kotê) e as canelas (Sune), tomando muito cuidado para que as estocadas (tsuki), quando houverem, acertem sempre a região do peito sem buscar o pescoço do oponente.
O Sune tradicionalmente só é usado nas canelas do oponente e só podem ser desferidos por usuários de Naginata. Mas no swordplay esse golpe pode ser desferido a qualquer altura da perna, tomando cuidado para não acertar zonas proibidas, como os genitais.
GOLPES E POSTURAS


Modernamente divide-se o kendô em cinco posturas (kamaes), embora possa-se encontrar dezenas de formas derivadas de cada postura. A partir de cada postura é possível dar os seguintes golpes: dô, kotê, sunê e tsuki.


Chudan no Kamae
Este é o mais básico e fundamental Kamae, e serve como a raiz de todos os outros. A espada é posicionada à frente do corpo, apontando para a garganta do oponente e buscando manter a linha central. Chudan também é conhecido como o Kamae de água devido à sua flexibilidade e capacidades adaptativas. Um forte Chudan no Kamae serve tanto para produzir um forte ataque como uma defesa impenetrável.

Vantagens:
•             Posição média

•             Ofensiva

•             Deriva outras posturas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...