Highlander
Um dos maiores problemas na relação que as pessoas têm no
swordplay é o highlander. O highlander deve fazer uma referência ao filme homônimo
de Christopher Lambert e Sean Connery, onde guerreiros imortais combatiam entre
si através do tempo e da história em busca de um “prêmio” que ninguém sabia ao
certo o que era. Ele podem serem mortos, mas sempre ressuscitam, sem ferimentos.
A única forma de matá-los permanentemente seria cortando suas cabeças.
Por definição o highlander é aquele jogador que não aceita
os golpes que recebe. Sempre pega de raspão, pega no braço, na perna, pega só
no tecido da roupa, ou magicamente ele esquece que recebeu os golpes. Pode ser
que faça isso por malandragem (o que é mais comum) ou por desatenção (quem sabe
aquele golpe que você deu nas costas dele foi tão leve, que no calor da
batalha, ele nem sentiu), ou mesmo por desconhecer as regras (como assim, um
golpe no peito mata?).
Pode ser que ele se sinta o fodão (perdoem o meu francês) “esquivando”
a morte desse jeito, mas tudo o que ele faz de verdade é foder com o jogo. Acontece
que o highlander acaba estragando a diversão de todos no campo de batalha.
O que de pior pode acontecer se você morre numa batalha no
meio do treino? Ir para a zona de respawn, contar até dez e voltar para a luta?
Passar o resto do round sentando na grama olhando os outros se estapearem com
espadas de espuma, esperando a sua vez de voltar?
Quando eu praticava kenjutsu foi me ensinado que devemos
agradecer os golpes que nos acertam em cheio. Eles são a chave para o nosso
desenvolvimento pessoal. Pense bem: um lutador mais graduado (ou sortudo) acaba
de mostrar a você um ponto fraco na sua maneira de lutar. Qual a melhor maneira
de agradecer isso? Agradecer ao colega, parabenizando-o pelo golpe ou fingir
que nada aconteceu e continuar lutando feito um Wolverine furioso?
Reeducar um colega assim pode ser um assunto bem espinhoso. É
mais ou menos como chegar a um amigo e explicar que ele tem mal hálito ou coisa
assim. As pessoas costumam comentar quando ele não está por perto, mas na
maioria das vezes são incapazes de chegar na pessoa.
Algumas políticas de treino ajudam a evitar isso. Peça que
seus jogadores “cantem” bem alto o lugar onde foram atingidos. Peça a outros
jogadores mais graduados para que sirvam de juízes e relembrem aos highlanders
que eles têm apenas dois e não dois mil pontos de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário