sábado, 28 de março de 2015

O guerreiro imortal

Highlander

Um dos maiores problemas na relação que as pessoas têm no swordplay é o highlander. O highlander deve fazer uma referência ao filme homônimo de Christopher Lambert e Sean Connery, onde guerreiros imortais combatiam entre si através do tempo e da história em busca de um “prêmio” que ninguém sabia ao certo o que era. Ele podem serem mortos, mas sempre ressuscitam, sem ferimentos. A única forma de matá-los permanentemente seria cortando suas cabeças.

Por definição o highlander é aquele jogador que não aceita os golpes que recebe. Sempre pega de raspão, pega no braço, na perna, pega só no tecido da roupa, ou magicamente ele esquece que recebeu os golpes. Pode ser que faça isso por malandragem (o que é mais comum) ou por desatenção (quem sabe aquele golpe que você deu nas costas dele foi tão leve, que no calor da batalha, ele nem sentiu), ou mesmo por desconhecer as regras (como assim, um golpe no peito mata?).

Pode ser que ele se sinta o fodão (perdoem o meu francês) “esquivando” a morte desse jeito, mas tudo o que ele faz de verdade é foder com o jogo. Acontece que o highlander acaba estragando a diversão de todos no campo de batalha.

O que de pior pode acontecer se você morre numa batalha no meio do treino? Ir para a zona de respawn, contar até dez e voltar para a luta? Passar o resto do round sentando na grama olhando os outros se estapearem com espadas de espuma, esperando a sua vez de voltar?

Quando eu praticava kenjutsu foi me ensinado que devemos agradecer os golpes que nos acertam em cheio. Eles são a chave para o nosso desenvolvimento pessoal. Pense bem: um lutador mais graduado (ou sortudo) acaba de mostrar a você um ponto fraco na sua maneira de lutar. Qual a melhor maneira de agradecer isso? Agradecer ao colega, parabenizando-o pelo golpe ou fingir que nada aconteceu e continuar lutando feito um Wolverine furioso?

Reeducar um colega assim pode ser um assunto bem espinhoso. É mais ou menos como chegar a um amigo e explicar que ele tem mal hálito ou coisa assim. As pessoas costumam comentar quando ele não está por perto, mas na maioria das vezes são incapazes de chegar na pessoa.


Algumas políticas de treino ajudam a evitar isso. Peça que seus jogadores “cantem” bem alto o lugar onde foram atingidos. Peça a outros jogadores mais graduados para que sirvam de juízes e relembrem aos highlanders que eles têm apenas dois e não dois mil pontos de vida. 

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