domingo, 22 de março de 2015

O que levar num treino de Swordplay?

Acho engraçado que algumas pessoas vão para o treino de Swordplay completamente despreparadas. E nem estou falando de pessoas que vão pela primeira vez. Vejo alguns erros se repetirem treino após treino, como se as pessoas fossem incapazes de corrigir a si mesmos.

Pensando nisso e em mais algumas coisas resolvi fazer uma lista comentada daquilo que você pode (e deve) levar para o seu treino.

1 – Roupas leves e calçado firme. O treino de Swordplay é uma atividade aeróbica. Significa que você vai correr, pular, esquivar, atacar, defender, enfim, vai se mexer muito. Uma roupa leve e folgadinha ajuda você a transpirar bem, não fica colada no corpo e nem fica pesada. Um calçado firme, como um tênis de corrida, botas ou mesmo chuteiras ajudam você a proteger as articulações e os ligamentos dos pés, ajudando a evitar entre outras coisas a indesejável torção de tornozelo. Sem falar que se você usa bata ou tablar por cima de tudo uma roupinha leve ajuda com o calor.

2 – Água, muita água. Conversei com uma amiga que é preparadora física e personal trainer e ela me disse que 200 ml de água para cada 15-20 minutos de exercício intenso. Neste caso leve quantas garrafas puder. Mesmo se o treino for leve ou moderado você deve levar sua própria reserva de água. Não conte com bebedouros no local ou com a bondade de algum colega mais preparado que você. Leve água em boa quantidade e fim de papo.

3 – Se você tem alguma arma pessoal em treino não se esqueça de levar sua caixinha de primeiros reparos para alguma eventualidade. Eu aconselho levar uma caixa de sapatos pequena com um tubo de cola branca comum, tesoura sem ponta, fita isolante, silvertape e um tubinho de cola instantânea do tipo “superbond”. É o bastante para reparar de emergência 90% dos problemas que a sua arma pode apresentar em combate, como rasgar ou descolar algum pedaço. Procure levar também uma arma extra, caso os reparos sejam além das capacidades da caixinha.


4 – Um kit pessoal de primeiros socorros também ajuda. Não precisa ser um gênio para saber que o Swordplay é um esporte de contato e que cedo ou tarde você vai se machucar. Cortes e pequenos roxos por esbarrões ou golpes mal dados por partes descobertas de armas de espuma são relativamente comuns. Um pouco de álcool, soro, gaze, algodão, ataduras, mertiolate, bandaid, gelol. Não espere que os organizadores do treino tenham isso à disposição. Seja proativo e preocupado com a sua segurança e a dos outros.

5 – Entusiasmo e vontade de se divertir. Sério. Não deixe essas coisas em casa quando sair para o seu treino. É um momento legal, de reencontrar os amigos, condicionar o físico, se divertir e brincar de forma saudável com pessoas que têm o mesmo hobbie que você. Nada de chegar no treino com a cara amarrada e pronto para descontar nos outros todas as patadas que o seu chefe, a sua esposa, a sua sogra ou seja lá quem for deu em você durante a semana. Os outros jogadores não merecem isso de você! Deixe seus problemas fora do treino e divirta-se com seus amigos. Você merece e eles também.



Biografia de imagens: 

Treino de Swordplay: Dragon Style - São José do Rio Preto - http://larpds.com.br/page/3/
Caixa de ferramentas e Caixa de primeiros socorros - google images. 


Um comentário:

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...