terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Você não é obrigado.

Torneio são eventos sociais na acepção do termo. Muito mais que um momento de disputas e competição é o momento de confraternizar, de conhecer, de aprimorar, de se autodescobrir. Durante o I Torneio de Verão dos Cavaleiros da Virtude eu tive o prazer de conhecer muitas pessoas bacanas. Mas especialmente eu tive também o prazer de rever alguns colegas de treino que não davam as caras fazia um bom tempo.  Entre as desculpas usuais “é a crise”, “estou na faculdade”, “estou sem grana” uma delas chamou muito a minha atenção: “Ah cara, eu estava me sentindo sufocado. Esse negócio de vir aos treinos todo sábado trava a agenda. Às vezes eu queria sair com a namorada, passar tempo com a família, ir ao cinema e não podia porque tinha essa obrigação com os treinos”.

Bom, deixa eu dizer para vocês, 1d6 leitores, o mesmo que eu disse para o nobre colega: você não é obrigado. Swordplay é um hobby. Um passatempo. Alguma coisa que você faz porque gosta e porque tem tempo livre e porque está a fim de ir. São muitos “E” e muitos “SE” para preencher antes de você fazer o aquecimento e trocar golpes com um coleguinha. Você não é obrigado a vir em todos os treinos.  Você não é obrigado mesmo. Sério. Acredite em mim.

Quando eu comecei no Swrodplay avisei logo de cara que se algum jogo de RPG ou evento literário, ou cinema, ou qualquer outra coisa caísse no sábado eu não ia pensar duas vezes em deixar as espadas guardadas no armário da sala. As pessoas tendem a exagerar nos seus hobbies e na importância que eles assumem em suas vidas. Mas é como a minha mãe costuma dizer, com muita sabedoria: “primeiro a obrigação, depois a devoção”. Pra mim Swordplay é apenas um passatempo. Divertido, mas não passa disso.

Por isso eu convido a todos os amigos que estão afastados dos treinos por se sentirem obrigados a vir, que não se sintam assim: venham quando quiserem. Não se sintam envergonhados de passar tempo fora e depois voltar. Todo mundo se “enferruja” de vez em quando. Não é nada para se sentir mal.


No mais, um último conselho: se você tem algum hobby que está afetando negativamente a sua vida, se afaste dele. Saber lutar bem com a espada e o escudo é bacana, mas não vale o preço de ficar reprovado ou brigar com as pessoas que amamos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...