sexta-feira, 4 de março de 2016

Esforço e graduação.

Certa vez perguntaram para Ronda Rousey qual era o seu herói favorito. Sem titubear a ex-campeã respondeu que gostava muito de Dragon Ball, especialmente Goku e Vegeta. O fã emendou em seguida: por que não o super homem? Daí ela respondeu com uma simplicidade que se perde na tradução: porque o super homem não fez esforço nenhum para ganhar seus poderes. E se você pensar bem essa é uma das grandes coisas da vida: crescer a partir do teu próprio esforço. Outra das coisas mais legais do mundo é quando te reconhecem pelo teu esforço e pelo teu desenvolvimento pessoal.

E daí? Daí que nos grupos de swordplay essa dinâmica também existe. E graças a deus, não existe super homem jogando. Se você quer ser “alguém” vai ter de ser pelo teu desenvolvimento pessoal. Vai ter de suar o tabardo e levar muita espadinha no peito. E quando eu falo isso não é apenas por conta da tua habilidade com a tua arma de preferência. Nos grupos sérios, como a Beufort, a Folkisgate, a Magnus Legio, o Império Kyodai (só para citar alguns) não basta que você tenha uma boa perícia com a espada. Exige-se também um comprometimento que vai muito mais do que ir frequentemente aos treinos. Tem a ver muito mais com outras capacidades como companheirismo, liderança, honra, senso de justiça, coragem, honestidade e outros predicados igualmente indispensáveis.

Por isso, se houver alguma graduação no seu grupo e você não passar para um cargo mais elevado não fique com raivinha do pessoal de patente mais elevada. Aproveite este momento para olhar para dentro de você e vigiar suas atitudes. Estou lutando limpo? Estou aceitando os golpes? Estou lutando em igualdade de condições com pessoas com menos habilidade do que eu? Eu cumpro com o que prometi? Será que eu bato com muita força? Será que sou highlander? Será que fico cantando golpes? Será que não tenho me esforçado o bastante?


Vale a pena olhar para si mesmo e se conhecer melhor. Aproveite para aprender com seus erros. E por favor, não desconte nos outros quando você não consegue crescer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...