segunda-feira, 21 de março de 2016

Swordplay como atração de eventos de games/animes

Sugestão do leitor Gabriel Luz


Os eventos de anime são um fenômeno razoavelmente recente. Uma clara evolução dos grandes eventos de RPG dos anos 90, começaram a ganhar força nos primeiros anos da década de 2000, com a explosão de animes no Brasil. Nesta época animes como Cavaleiros do Zodíaco, Samurai X, Yuyu Hakusho, Samurai Warriors, Dragon Ball entre outros fazia muito sucesso e sua base de fãs acabou por se revelar extremamente rentável.

Ao contrário de fãs de RPG, que são conhecidos por sua “pão-durice” fãs de anime e séries de TV não se sentem constrangidos em gastar vistosas somas de dinheiro apenas para ter perto deles uma lembrança ou memorabília de seus ídolos.

Mais recentemente, com a popularização das séries de ação na TV e com o aval de séries de comédia como “How I met your mother” e “The big bang theory” os eventos de anime acabaram por se tornar verdadeiras “disneylândias nerds”: campeonatos de jogos em rede, palestras e shows com cosplayers e youtubers, oficinas de desenho, escultura, cardgame, demonstração de artes marciais, salas de dança, airsoft, comidas típicas, barraquinhas vendendo de tudo um pouco. E é neste ambiente de diversão e bons negócios que o swordplay faz a sua participação.

De certa forma a entrada de swordplay nestes eventos é mais do que natural: é bem vinda. Quem nunca brincou de “lutinha” quando criança ou não desejou estar no lugar de algum guerreiro famoso? É a sua chance de ser um ninja, um guerreiro viking ou mesmo um cavaleiro de armadura brilhante, mesmo que o que você esteja segunda na sua mão seja apenas um pedaço de cano PVC coberto por espuma e fita silvertape. É também uma forma relativamente fácil de capitalizar o potencial do grupo: com o lucro obtido no evento pode-se mandar reformar as armas do reino, por exemplo, ou investir num novo tipo de bata.

A aproximação entre os dois nichos é uma situação ganha-ganha: ao mesmo tempo que agrega mais valor ao evento e o deixa mais diversificado e atrativo (é mais uma coisa para ver/participar) ajuda a divulgar a prática do swordplay para outras pessoas que não são diretamente o seu público alvo. Quantos fãs de Samurai X ou Berserker não se tornaram swordplayers apenas porque puderam experimentar um pouco da prática num evento de anime? O ganho para o swrodplay é ainda maior, porque ele pode entrar em contato com cosplayers e com eles aprender a fazer novas peças de armaduras ou adereços. Tem tudo para ser um casamento longo e feliz.

Mas, claro, alguns cuidados devem ser adotadas para que este casamento não termine num divórcio sangrento. A primeira delas é que a equipe de swordplay que vai comandar o evento deve ser responsável, comprometida e muito madura. Nada pior do que colocar para cuidar do evento um pessoal que está mais preocupado em curtir o evento (já que entraram de graça) do que atender os visitantes. Esses guerreiros devem ser um misto de apresentadores, recepcionistas e vendedores. A pessoa que vai ao stand deve ser bem tratada e receber toda atenção possível. Deve ser tratada com cortesia e respeito. Ela deve se sentir bem vinda como se aquele ambiente também fosse parte do seu habitat natural. A segunda delas é que não devem ser apenas gentis: devem ser firmes. Fãs de anime/séries em geral não têm noção do que estão fazendo quando pegam numa espada pela primeira vez: se você, membro do stand, não for firme com as regras e bem didático nas explicações você pode acabar tendo que lidar com armas quebradas, narizes partidos e olhos atingidos. E ninguém quer isso, não é mesmo? 

A meu ver é uma situação bacana: todos tendem a ganhar com ela. 

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