terça-feira, 21 de junho de 2016

O golpe perfeito

Quando eu fazia Kenjutsu no Instituto Niten, unidade DF, uma coisa que sempre insistiram – e da qual serei eternamente grato – é que você tem que dar o seu melhor. Sempre. Todas as vezes. Não importa se é treinar um golpe simples como um men ou dô (que você repete centenas de vezes num treino) ou se é num shiai (combate onde todas as técnicas que você conhece estão valendo) com um senpai mais graduado ou mesmo com o sensei. Qualquer coisa abaixo do seu melhor não vai ser o bastante.

Essa é uma lição que todo mundo deveria levar para a vida. Não ser meia boca, não ser meia bomba, não tentar com aquela cara de cachorro derrotado. Se vai fazer, faz bem feito de uma vez, empregando tudo o que você sabe e conhece. Não deixe para dar o seu melhor depois.
Essa é uma postura que eu sempre levo não apenas no swordplay, mas também na vida. Quem treina comigo sabe que eu parto cima, sem ficar muito de embromação. Eu parto sempre pata para o golpe cheio, o golpe que vai matar você de uma tacada só, ou na pior das hipóteses numa boa combinação de golpes rápidos e certeiros.

“Mas é claro” – vai comentar alguém – “Olha só o seu tamanho. Se eu fosse grande como você eu também ia para cima”. Primeiro não é uma questão de ir para cima. É uma questão de se esforçar. E para isso o tamanho não importa muito. No meu grupo existem pelo menos seis pessoas menores do que eu – e todos lutam bem melhor do que eu. Não é mesmo uma questão de tamanho. É a questão de o quanto você está disposto a se esforçar para ver as coisas acontecendo. Mesmo que você seja derrotado você sabe que se esforçou ao máximo e que não entrou no campo de batalha meio morto, com medo do coleguinha muitas vezes melhor que você.


Por isso sempre que possível dê o seu melhor: ataque para matar, defenda-se para viver e faça tudo que estiver a seu alcance. Esforce-se. Dê o “corte perfeito”. 

3 comentários:

  1. Cara, que post excelente!
    Essas ideias do niten tive o privilégio de aprender com um amigo meu e tento me lembrar sempre disso.

    Acho que tenho muitos amigos que fariam bom uso desse tipo de pensamento, por isso estou compartilhando sua postagem. Parabéns mais uma vez, Betão! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Realmente inspirador, post perfeito meu caro, parabéns!!!

    ResponderExcluir

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...