segunda-feira, 6 de junho de 2016

Chove chuva, chove sem parar...

Choveu... e agora?


Uma das coisas mais legais da prática do swordplay é o fato dele ser praticado – na maioria das vezes – outdoor. É a chance que os participantes têm de entrar em contato com a natureza, sentindo o sol, a brisa, a grama, as árvores. Num mundo como o nosso onde áreas verdes são cada vez mais escassas, saber que existe um momento de “entrar em contato com a natureza”, ainda mais fazendo alguma coisa que você gosta, é muito bacana. Mas daí, chove.
Essa é uma situação quase certa para quem treina no verão: o grupo será surpreendido com uma boa chuva em alguns dias de treino. Com exceção das tempestades com raios, treinar na chuva não traz, contudo, nenhum prejuízo ao atleta. Só é preciso tomar alguns cuidados extras para que ele não se machuque ou adoeça.
Chover é um verbo defectivo. Ele apresenta irregularidade quando conjugado. E quando chove durante um treino temos uma situação inusitada – e potencialmente perigosa.
O ideal é que se tenha um segundo local de treino, coberto, para ser usado em eventuais eventos climáticos. Uma quadra coberta, um salão comunitário, um depósito vazio, um armazém desocupado são boas opções. Você pode até mesmo deixar o aviso no site do grupo ou postar o aviso pelos grupos sociais que o pessoal mais acessa: em caso de chuva vamos estar na quadra coberta do colégio.
Mas como ideal nunca é o mais comum é bem provável que não se tenha esse segundo local de treino. Nesses casos o ideal é cancelar ou deixar o treino de sobreaviso. Se for uma chuvinha fina, a famosa garoa, pode ser que você consiga treinar. Basta ter cuidado com o chão que vai estar mais escorregadio que de costume e que cedo ou tarde, a sua roupa vai estar encharcada. Devo admitir que lutar com uma chuvinha ao fundo é bem refrescante. Muda completamente a dinâmica e dá uma ideia de “desafio extra”, mas devem ser tomados cuidados extras para que ninguém se machuque.
Em relação ao vestuário, a recomendação é que o swordplayer evite meias de algodão se for treinar na chuva, pois encharcam e podem aumentar o atrito, causando bolhas. Não há como não molhar os tênis, porém alguns modelos possuem um bom sistema de escoamento, evitando que fiquem muito pesados. Já as jaquetas à prova d’água devem ser usadas apenas se oferecerem uma boa ventilação, caso contrário podem esquentar muito o corpo, aumentando a transpiração. E por falar em suor, um erro de quem treina na chuva é achar que pode diminuir a hidratação. O indicado é beber água normalmente, ingerindo de 100 a 200 ml de água a cada 30 minutos.

E se caso a chuva engrossar, ou for propício para relâmpagos e trovões? Neste caso eu peço a você que não treine. O Brasil é campeão mundial na ocorrência de raios. De acordo com a revista Superinteressante (número 84 , agosto de 1994) são mais de 100 milhões de raios por ano! E qualquer um deles é o bastante para dar um fim prematuro a sua vida ou a de seus colegas. Se a chuva começar a aumentar ou os relâmpagos começarem a cruzar o céu paralise o treino imediatamente e vá buscar abrigo seguro. Se você se encontrar preso em uma tempestade de raios, a chave para minimizar o perigo é se abrigar em uma estrutura de proteção. Enquanto a maioria das pessoas procura abrigo quando os raios parecem estar próximos, elas comumente esperam muito tempo para procurar esse abrigo. Se você pode detectar um raio, ele pode estar perto o suficiente para te atingir. Não espere ele cair bem ao seu lado (ou em cima de você) para ficar em segurança.
Evite pequenas estruturas, como banheiros públicos independentes. Coberturas abertas também não são adequados. Estas estruturas vão atrair raios e não fornecem nenhuma proteção, tornando-os mais perigosos para se estar ao redor.
Ficar de pé sob uma árvore é uma péssima ideia. Raios atingem objetos altos, e se a árvore na qual você estiver próximo for atingida, seu corpo pode ser atingido com a mesma força ou sofrer ferimentos tão fortes quanto os sofridos pela árvore.
Seguindo essas orientações, o swordplayer conseguirá completar seu treino tranquilamente, e sem riscos. E para um resfriado, uma boa dica é ter por perto uma toalha e uma muda de roupas secas para trocar logo após o treino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...