segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Plus ça change

A primeira vez que vi esta frase ela me pareceu enigmática. Era o título de um conto sobre o universo de shadowrun (um rpg que mistura cybercultura, magia e raças fantásticas).  A frase faz parte de uma expressão idiomática francesa plus ça change, plus c'est la même chose (“Quanto mais muda, mais fica igual.”). No conto ela mostrava o quanto o mundo que conhecemos tinha mudado, mas, na sua essência, continuava a mesma coisa.

Eu gosto de mudanças. Até porque as mudanças são inevitáveis. Você não pode escolher não mudar e em muitos casos não pode escolher como mudar, mas pode escolher como vai reagir as mudanças. Eu prefiro gostar delas. O que nos leva a segunda frase, dessa vez vinda de um dos cartazes promocionais dos quadrinhos dos X-men: Evolua ou morra.

Evoluir. Talvez seja essa a palavra que eu estava buscando desde o começo deste texto. As coisas evoluem e mudam ou então morrem e se acabam. Com o swordplay não é diferente. Se ele nãos e transforma, não evolui, não se modifica, ele acaba ficando perdido no tempo, isolado, fraco e potencialmente esquecido.

Por isso, aqui em Brasília resolvemos promover algumas mudanças na nossa maneira de fazer Swordplay. Estamos buscando mudanças que promovam o crescimento do grupo, fortaleça a sua identidade, e nos livre de certos problemas que nos atormentam nos dias de hoje.

Então, como resposta ao processo de mudança eu tenho a honra e o prazer de apresentar para vocês o novo sistema de graduação dos treinos dos Cavaleiros da Virtude (esse nome brega vai mudar também, pode eperar...)

Sistema de graduação
A ideia por trás desta proposta é criar um sistema de graduação que independa das famosas “panelinhas” onde apenas os amiguinhos do rei ou os coleguinhas dos nobres do reino consigam postos e graduações avançadas.

É importantíssimo salientar que a patente não deve significar poder e sim merecimento. Ela mede o desenvolvimento pessoal do membro em busca de seu constante melhoramento e o seu comprometimento com a Aliança e seu Reino. Ser um cavaleiro tem muito mais a ver com querer servir mais do que mandar mais do que os outros. Claro que existe alguma glória envolvida, mas ela não passa de uma sombra do que é o trabalho duro que será desenvolvido adiante.

Criamos 6 níveis num total (esses números podem ser escalonados de acordo com o seu grupo): Aprendiz, Soldado/guerreiro, Sargento, Capitão, Cavaleiro, e Lorde. Sendo que este último é membro do conselho de cavalaria, abaixo apenas o do rei, sendo que se só se chega a ele por convite de outro lorde ou membro ativo do conselho de cavalaria.

O sistema de graduação foi pensado para que uma pessoa que deseje, consiga ascender de Aprendiz a Lorde em apenas dois anos – Um ano e meio se ele for excepcionalmente bom. O sistema de graduação não é obrigatório: participa quem quer.

Níveis

Visitante: Todo mundo que vem no treino pela primeira vez ganha automaticamente esta patente. O visitante tem pouca ou nenhuma obrigação com a Aliança ou o Reino.

Aprendiz: Aquele membro mais constante, que já fez a ficha de cadastro, já tem sua bata e já compareceu pelo menos 4 treinos ou eventos.

Soldado/Guerreiro: Membro disciplinado. Já pode representar a Aliança ou seu Reino em eventos, como festas, encontros e etc. Também já pode se inscrever como staff.

Sargento: Já pode ajudar na organização do Reino ou da Aliança. Pode, em caso de guerra, comandar um grupo de até 10 pessoas (soldados, aprendizes ou outros sargentos), como uma unidade coesa. Ele já pode passar treinos, corrigir posturas e ajudar mais ativamente os outros membros a atingirem o seu desenvolvimento.

Capitão: Além de liderar várias unidades o capitão é responsável pela elaboração, aplicação e correção dos testes de graduação. Cabe também ao Capitão zelar intransigentemente pelos 3 H’s da Aliança (Honestidade, Humildade e Honra), garantindo que todos os membros sob seu comando conheçam e sigam essas diretivas.

Cavaleiro: Porta de entrada para o Conselho e para a patente de Lorde. Além da todas as obrigações dos outros níveis o cavaleiro deve ser exemplo vivo de tudo aquilo que a Aliança prega. Apenas Cavaleiros podem ser chamados para serem ajudantes do Conselho da Cavalaria.

Lorde: Membro Ativo do Conselho. São os ideias da Aliança feitos em carne e osso.
A cada treino e realização o membro da aliança receberá uma quantidade de Experiência (XP). Ao acumular bastante experiência esse membro pode pleitear participar de um teste de graduação. São ao todo três testes por ano.

O teste Oral versará sobre a história do seu Reino e da Aliança.

O teste Escrito versará sobre estratégia militar e movimentação de tropas em campo, além de questões objetivas sobre ética e moral.

O teste de combate mede a capacidade e a tenacidade do combatente.

Para passar de Aprendiz para Soldado/Guerreiro, o membro terá que ter uma taxa de acertos de 60%.
Para passar de Soldado/Guerreiro para Sargento, o membro terá que ter uma taxa de acertos de 65%.
Para passar de Sargento para Capitão, o membro terá que ter uma taxa de acertos de 75%.
Para passar de Capitão para Cavaleiro, o membro terá que ter uma taxa de acertos de 85%.
Para passar de Cavaleiro para Lorde, o membro terá que ter uma taxa de acertos de 95%, além da indicação do Conselho em si.

Tabela de Experiência (XP)
Cada Treino
10 XP
Treino Conjunto
50 XP
Encontro Brasiliense de Swordplay
100 XP
Encontro Paulista de Swordplay
100 XP
Torneio (outro reino)
50 XP
Torneio (local)
25 XP
Membro de Staff (outro reino)
30 XP
Membro de Staff (local)
30 XP
Forjador de Armas
50 XP por arma aprovada
Armoreiro
50 XP por peça de armadura aprovada
Costureiro
50 XP por peça de roupa aprovada
Emissário
Variável
Outros
(Variável)


Só serão validos treinos e eventos em que a pessoa realmente participe. Ficar sentado debaixo das árvores, batendo papo, é legal, mas não dá XP! Bom também ficar esperto para os eventos especiais que dão XP em dobro.

Quantidade de XP por nível
Visitante: 0 XP
Aprendiz: 0 XP (4 treinos e bata)
Soldado/Guerreiro: 300 XP
Sargento: 620 XP
Capitão: 960 XP
Cavaleiro: 1320 XP
Lorde: 1720 XP
Exemplo: Pedro é aprendiz. Para se tornar um soldado ele tem que acumular 300 XP para fazer o teste. Para passar no teste ele tem que ter pelo menos 60% de acertos. Se ele passar, receberá sua patente imediatamente. Se ele falhar vai ter de esperar a próxima graduação.
É OBRIGÇÃO EXPRESSA DO APLICADOR DO TESTE explicar porque o pleiteante não passou e o que ele deve fazer para obter sucesso na próxima empreitada. Neste caso, o pleiteante pode solicitar:
a)                 que seja feita uma revisão de sua nota;
b)                 que o reino lhe designe um tutor para orientá-lo nos treinos seguintes.


Essa é a primeira grande mudança. Nas próximas postagens eu pretendo esmiuçá-las um pouco mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...