domingo, 6 de novembro de 2016

O que você pode fazer para que seu evento seja melhor

Então, você e o seu grupo fizeram um evento qualquer. Pode ter sido o primeiro encontro de swordplay da sua região, um workshop dentro de um evento de anime, ou simplesmente uma intervenção cultural dentro de um evento maior, mantido por uma escola ou universidade. Seja lá como for o evento terminou e você percebeu que ele não foi exatamente do jeito que você queria.

Acontece. Mas nada de sair aí por aí apontando o dedo na direção de todo mundo, dizendo quem errou ou quem deixou de fazer o quê. Vale a pena fazer alguns questionamentos, mesmo que você não tenha sido um dos organizadores. Algumas dessas perguntas vão ajudar você a perceber que mesmo não sendo um dos organizadores você também é responsável pelo evento.

Pergunte a si mesmo: estou sendo amigável e prestativo?
Mesmo que você não faça parte da organização, é uma de suas obrigações ser amigável e prestativo com todas as pessoas que foram convidadas e que estão prestigiando seu evento. Quando fui à São Paulo para um encontro Paulista de Swordplay eu fui muito bem recebido por todas as pessoas com quem tive contato. Não teve nenhuma delas que me recebeu com menos do que um sorriso. Isso deixa impressão muito positiva para qualquer pessoa.

Pergunte a si mesmo: estou sendo positivo sempre?
O segredo aqui é espalhar o bom humor com o seu melhor sorriso. Demonstre sempre que você tem uma atitude "sem problemas". Aliás, se você puder ser um solucionador de problemas ao invés de um causador de problemas, tanto melhor. Tenha em mente que você será sempre observado, dentro e fora dos exercícios, das lutas ou de quaisquer outras atividades. Mesmo durante os intervalos os participantes do evento observam tudo o que está acontecendo. As atitudes falam muito mais do que palavras. Lembre-se que as pessoas não vão a um evento em busca de mau humor ou pessoas negativas: elas querem se divertir. Seja parte ativa disso.

Pergunte a si mesmo: Como está minha aparência?
Se você vai participar de um evento vista-se à caráter. Demonstre o seu respeito pelos participantes, pelo evento em si, e por si mesmo. Essa é a primeira impressão que você vai passar sobre o nosso Esporte. Uma bata suja, rota e rasgada, somada a um equipamento fedido e mal cuidado não vão fazer você parecer um lutador “badass” e sim um coitado.

Pergunte a si mesmo: você é Pontual?
É muito importante ser pontual. Seja pontual e ajude os outros a serem também. Se você marcou o treino para começar às 15:00, comece o treino às 15:00. Mesmo que os outros não tenham chegado. Quando você começa a ser pontual os outros aprendem que você é pontual e acabam se adequando a sua pontualidade. Se ele sabe que o evento começa impreterivelmente às 15:00 eles vão fazer de tudo para estar lá no máximo às 15:00.

Pergunte a si mesmo: eu estou focado naquilo que estou fazendo?
Poucas coisas são mais desagradáveis do que você conversar com alguém e perceber que ela não está dando a devida atenção ao que você está dizendo. Quando você não se concentra naquilo que está fazendo, está abrindo uma porta perigosa para que enganos e acidentes aconteçam. Se o seu trabalho é flanquear pelo lado direito do campo ou instruir os novos colegas em como usar um boffer, é isso que você deve fazer. Concentre-se em fazer aquilo que você tem que fazer da melhor maneira possível. E se você perceber que não foi talhado para aquele tipo de missão, não pense duas vezes e peça ajuda a alguém.

Pergunte a si mesmo: Estou prestando atenção nas apresentações e nas atividades?
Qualquer que seja o seu papel no grupo ou no evento prepare-se muito bem pra ele. Cada tarefa, por menor que seja, é importante para o sucesso do evento. O seu nível de energia deve ser alto. A sua atenção ao que está acontecendo pode ajudar a refinar todo o conteúdo e ensinar coisas que você jamais pensou em aprender. Se você estiver focado de verdade também poderá corrigir quaisquer e interrupções errôneas por parte dos participantes, caso venha a ser questionado por eles.

Pergunte a si mesmo: estou demonstrando interesse genuíno em cada convidado?
Trate cada convidado do seu evento como se ele fizesse parte do seu grupo. Mesmo que você não seja da organização do evento, você está vestindo as cores do seu clã ou do seu grupo. No evento ninguém vai olhar para mim e dizer simplesmente “o Betão”. Vão olhar para mim e vão dizer “o Betão dos Cavaleiros da Virtude”. A maneira como você trata cada um dos convidados vai ser reputada ao seu Clã.

Pergunte a si mesmo: eu contribuí para tornar o evento divertido, simples e mágico para todos?
Como membro da sua equipe, você espalhou otimismo e entusiasmo para todas as pessoas? Ajude as pessoas a entenderem que o swordplay é uma atividade divertida, simples e mágica. Todos temos um excelente motivo para estar ali, e um motivo ainda melhor para estarmos felizes.

Espero que este texto tenha contribuído para o entendimento de todos. O evento não é só dos organizadores. É de todos nós.

3 comentários:

  1. Melhor post!! que sirva de aprendizado para próximos encontros... e que a pilha não acabe!!! ^^
    pS: to gatão de capa hahahah

    ResponderExcluir
  2. Guardei o post para ler agora e só me arrependo por não ter lido antes, haha. Texto muito bom, Betão!

    ResponderExcluir
  3. Congratulações nobre Betão!!
    Você está sendo uma ajuda tão grande que nem imagina no grupo que faço parte.
    Ainda mais por ser recém formado.

    ResponderExcluir

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...