segunda-feira, 23 de julho de 2018

Passando da teoria a prática


Tenho certeza que isso já aconteceu com você. Um belo dia você estava de boas, navegando por aí quando esbarra num vídeo de receitas. Com efeitos de corte de câmera e uma musiquinha bem bacana o cara termina o prato em questão de minutos. Daí você pensa: “ah, não deve ser tão difícil assim”, ou “com certeza posso fazer isso”, ou ainda “já sei o que vou fazer para o almoço”.   Só que quando você chega à cozinha e começa a preparar o negócio as coisas mudam de figura. É bem frustrante, não é mesmo?

Com o swordplay é exatamente a mesma coisa. Você procura um vídeo de como fazer um espada, um escudo, um tabardo ou seja lá o que for. Encontra alguma coisa que parece simples e fácil. Mas quando você começa a fazer, as coisas desandam. Nada é tão simples como parece no vídeo.

Fizemos uma forja de escudos recentemente, usando como modelo o escudo do vídeo “How to Make a Foam Shield!” do James Fullmer. O vídeo em si tem menos de seis minutos, mas levamos a tarde inteira para fazer pouco mais de cinco escudos: todos incompletos porque simplesmente não deu tempo.

Provavelmente os ajustes finais para cada escudo (colocação de borda de isolante térmico e decoração da frente) vão levar bem mais tempo do que havíamos previsto. Sem falar do gasto monstruoso de material entre cola, papelão e outras comodidades.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=B9ixHvXuCWE&t=1s

Isso quer dizer que os vídeos são ruins? Longe disso. Os vídeos são, na sua grande maioria, absolutamente fantásticos. Quando você está assistindo um vídeo tutorial você está trilhando o caminho mais rápido para conseguir fazer alguma coisa. Caminho esse que foi desbravado pelo autor. Imagina quanta dor de cabeça o cara teve para pensar no modelo de machado funcional?

Então, da próxima vez que você se meter a besta de fazer algum tutorial de construção, tenha em mente duas coisas:

1 – vai demorar pra burro!
2 – dê os devidos créditos e deixe um comentário na postagem do cara. Ele merece.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...