domingo, 15 de março de 2015

Dez dicas para usar bem a sua espada.

- Você sabe como usar essa coisa? – perguntou Don Diego a Alejandro, referindo-se a espada que ele portava. 
 - Sim – respondeu sem muita confiança Alejandro – A parte pontuda da espada vai no outro homem. 
- Sinto que teremos muito trabalho pela frente – disse, desanimado, Don Diego. 


A cena clássica do filme “A máscara do Zorro” (The mask of Zorro, 1998, EUA) estrelado por Anthony Hopkins e Antônio Banderas ilustra bem aquilo que eu quero abordar neste pequeno artigo: como empunhar uma espada. E você já está no Swordplay faz algum tempo este artigo talvez não tenha muito a acrescentar para você. São apenas fundamentos, mas se você quiser, sinta-se à vontade para revê-los. Pode ser que ajude você a aprimorar alguma técnica ou golpe. Se você ainda é um iniciante este artigo é para você. Divirta-se com as dicas a seguir. 

1. Pegue sua espada com a mão dominante (nesse artigo presumiremos que ela é a direita, enquanto a não-dominante é a esquerda. Inverta se você for canhoto) logo abaixo da guarda e pegue o pomo (parte inferior da espada) com a mão esquerda. Se o pomo for muito desconfortável de pegar, use a pegada de duas mãos básica. 

2. Com a mão esquerda, pegue a espada firmemente com os dedos mindinho, anelar e médio, os outros devem pegar a espada com meia firmeza. A mão direita não é usada para golpear! 

3. Segure a espada de maneira que o pomo fique logo acima do umbigo (não descanse a mesma na barriga, mantenha-a um pouco afastada) e vire a ponta para algum lugar entre o esterno e a garganta do adversário. Cada escola de esgrima manda mirar num lugar diferente: a esgrima japonesa manda que se mire no pescoço e a esgrima alemã manda mirar nos olhos. Assim, se o inimigo lhe atacar, será atingido pela sua arma. 

4. Ao golpear, erga a espada para cima, levando a mão esquerda acima dos olhos, e então faça a arma descer no inimigo usando a mão direita para guiar a lâmina e a esquerda para determinar a força dela. A mão direita deve ser o eixo ou pivô. Não esqueça de que no Swordplay não acertamos a cabeça do adversário, por isso certifique-se que esta mirando nos braços, no tronco ou nas pernas do oponente. 

5. Agora os pés. Ponha o pé esquerdo atrás do direito (ao contrário se você for canhoto) e fique na parte da frente do pé esquerdo. Mantenha o equilíbrio! 

6. Quando golpear, empurre com o pé esquerdo, deslizando o direito pelo chão e erguendo a espada, agora leve o pé esquerdo de volta para a posição inicial e golpeie! 

7. No meio do golpe, mantenha o braço direito reto (mas não o trave, para não quebrá-lo) e dobre quando ele chegar à sua cabeça. Reverta o que fez para golpear, mas lembre-se de usar a mão mais próxima do pomo para golpear e a dominante para guiar a lâmina. 

8. Pratique os golpes. Não os desfira fracamente, mantenha-os poderosos e completos. Tenha um grito de guerra forte (também conhecido como kiai) para que seus golpes continuem fortes. Depois que você estiver bom em golpes individuais, tente uma cadeia de investidas. Mire no braço direito e aproveitando o rebote do golpe aproveita para acertar o esquerdo! 

9. Tenha sempre humildade. Não importa a quanto tempo você pratica ou o que sabe sobre determinado estilo de luta ou forma de combate, sempre vai ter alguém que sabe mais do que você. E mesmo que você não chegue a encontrar essa pessoa mantenha seus olhos e mente sempre abertos. Você nunca sabe quando pode aprender alguma coisa nova com alguém que acabou de começar. 

 10. E finalmente, NÃO DESISTA! Se quiser ser um espadachim, é preciso treinar diariamente. Se você ficar enferrujado, ficará para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...