quarta-feira, 22 de abril de 2015

Não se exceda.

Cuidado para não se exceder nos treinos.


O aviso não parece ser novidade. É dessas coisas que escutamos o tempo todo nas atividades desportivas. É um desses conselhos que ouvimos mas que por algum motivo preferimos ignorar. Faz parte daquele grupo de coisas como “alongue-se”, “faça aquecimento”, “beba água”, que resolvemos conscientemente, ou não, ignorar.

Ás vezes diante do desejo de melhorar como guerreiros tomamos atitudes que são contra producentes. O excesso de treinos é um engano comum que se costuma cometer no desejo de melhorar. Quantas vezes não ouvi de colegas comentários como “sei que o treino foi bom porque estou todo quebrado”, como se estar “quebrado” fosse sinônimo de alguma coisa boa!

Praticar todos os dias as mesmas técnicas ou estilos de combate gera fadiga osteomuscular e facilita o aparecimento de lesões. O ideal é praticar diferentes exercícios a cada dia, em modalidades e intensidades diferentes. Isso porque ganhamos massa muscular, fortalecimento dos ossos e perdemos gordura no período de descanso. Se não temos este tempo, ocorre o processo contrário, conhecido como catabolismo, no qual perdemos massa muscular de maneira generalizada e ainda aumentamos o estímulo para depósito de gorduras.

No último treino me deixei levar pela excitação do combate e das práticas e acabei que fiquei muito mal o fim de semana inteiro. Forcei demais a minha coluna e os meus joelhos (que não são muito bons) e acho que aprendi a minha lição.


Dizem que sem dor não há resultado. Pode até ser. Mas doer demais não garante resultado demais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...