domingo, 17 de abril de 2016

5 maneiras de capitalizar o seu grupo de swordplay

Swordplay é uma atividade lúdica, mas que exige alguns custos. Deslocamentos, adereços, bandeiras e banners, além de arsenal e manutenção constante deste mesmo arsenal são preocupações constantes de qualquer Grão-mestre ou Rei que se preze. E para fazer isso não basta boa vontade e gente talentosa: é preciso também dinheiro.
Apresento aqui 5 maneiras simples e relativamente seguras de capitalizar o seu grupo.

1 – Passa lá no Cicrano.
“Cicrano” é o simpático nome da caixa de contribuições financeiras voluntárias que o grupo Império Kyôdai, de Fortaleza – CE, possui. A caixa fica à vista de todos e contribui quem quer, da forma que achar melhor. Esse tipo de prática apela para a boa vontade do grupo e favorece um crescimento passivo das finanças do grupo. O seu caráter voluntário ajuda a dizer alguma coisa do grupo e quanto seus membros estão comprometidos com ele.

2 – Até o momento não identificamos o pagamento da sua mensalidade. Caso o pagamento já tenha sido efetuado, desconsidere esta mensagem.
É... a boa  e velha mensalidade. Cada grupo que optar por esta prática terá uma entrada de recursos mensais. Entretanto, dependendo do grupo e das condições sócio-financeiras de seus membros a mensalidade atrapalha mais do que ajuda. O fato de você pagar para bater espadinha pode espantar uma boa parte do pessoal.



3 – Eventos? Você disse eventos?
Participar e eventos nerds é uma boa forma de capitalização. Normalmente o swordplay não vai ser o carro-chefe do evento, mas mesmo assim ele ainda vai ajudar a fazer do evento um sucesso. Participar de eventos é uma boa forma de ganhar dinheiro e ainda divulgar o seu grupo. Situação ganho-ganha.

4 – Torneios
Fazer torneios é uma boa maneira de conseguir dinheiro. Você investe numa boa espada de PI para premiação e deixa que todo mundo que queria participar pague uma simples taxa de inscrição. No dia, além da competição principal, você pode colocar coisinhas para vender, como comidinhas e artesanato. Ajuda na divulgação do grupo e na socialização com outros grupos.

5 – Venda de equipamentos.
Os ferreiros do reino podem fazer armas para vender para fora e assim ajudar o caixa do reino. Esse é um método mais complicado de implementar porque já existem boas lojas de ferreiros por aí, mas se o seu grupo for excepcionalmente talentoso pode se sobressair.


É importante ter em mente que seja qual for o modo de capitalizar que você escolha ele vai ter um custo especial que é justamente a transparência e a competência com que você usa esses recursos captados. Imagine que seu grupo faz um mega evento e consegue US$300,00 dólares. Como os membros vão se sentir ao saber que o cara responsável pelas finanças gastou tudo numa festinha particular, regada à redbull, netflix e pipoca? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...