domingo, 24 de abril de 2016

Manutenção: o segredo da segurança e da durabilidade.

Daí você chegou em casa daquele treino maravilhoso. Colocou o equipamento no cantinho ele e esperou até o treino da semana que vem. Mas daí no meio do treino a sua espada rasga, a sua lança solta a ponta e o seu escudo se parte ao meio.

É certo que armas de Swordplay quebram. Cedo ou tarde vai acontecer. O seu equipamento de swordplay vai quebrar, algumas vezes para uma condição além de qualquer forma de conserto. Isso é meio que inevitável, uma vez que usamos como matéria prima canos de pvc, EVA, papelão e espuma de poliuretano. Não foi feito mesmo para durar. Qualquer coisa pode dar cabo do seu equipamento: aquele golpe mais forte quebrou o “core” da sua arma, ou que aquele encontrão tenha acabado por rasgar a alça do seu escudo. Mas essas são coisas que acontecem. Fazem parte do esporte. São acidentes. Infelizes acidentes e acidentes acontecem.   

Acidente? Acidente que nada! Muitos desses acidentes poderiam ser evitados se as pessoas prestassem atenção nas suas armas durante os dias que antecedem os treinos. Cara, não custa nada dedicar uns 15-30 minutos para verificar se a cobertura de fita está rasgada, se o cano está partido, se a espuma perdeu sua capacidade de absorver impacto e fazer os reparos em casa mesmo. 90% de tudo que acontece uma arma de swordplay pode ser resolvido com um pouco de silver tape em casa mesmo.

Então eu gostaria de pedir que vocês, colegas de treino e leitores, fossem mais cuidadosos com o equipamento de vocês. Todo mundo sabe que equipamento de Swordplay não dura mesmo nada e se você não der manutenção em casa corre o riso de perder a arma no meio do treino e pior, pode até machucar um colega. No treino passado tive que parar de treinar para dar manutenção nas armas de dois amigos meus (uma katana e um mangual atroz). Vamos ser mais cuidadosos, ok? Não custa nada e faz muito bem a você e aos outros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...