sexta-feira, 1 de abril de 2016

Em Roma, como os romanos...

Uma das lembranças mais vívidas da minha infância foi uma visita que fiz a na companhia de minha mãe a um mosteiro, onde um amigo dela estava hospedado. Antes de entrar minha mãe recomendou-me que prestasse atenção no que os outros faziam e tentasse imita-los. “Essas pessoas têm hábitos diferentes dos nossos, filho. Temos de ser respeitosos e seguir o costume deles. Essa é a casa deles e somos apenas visitantes”. Não, o passeio não teve nada fora do comum, fora o tédio e a oração antes do almoço. Acabou que esta foi uma das maiores máximas que minha mãe me ensinou: em Roma, como os romanos.

E não deixa de ser uma verdade. Quando você esta visitando algum lugar cuja cultura é diferente da sua, você tem que seguir as regras dos seus anfitriões e não as suas. Você pode até não gostar, fazer alguma cara feia e em exemplos extremos mesmo se recusar, mas são as regras deles que vão valer. A mesma fora que, quando orem visitar você, serão as suas regras que darão o tom da convivência. Minha casa, minhas regras.

Por que com Swordplay seria diferente? Apesar de seguirem um bastião sucinto de regras comuns é certo que grupos distintos têm regras distintas. Se você está visitando um grupo que não é seu, tem que respeitar as normas deles. Por mais diferente que seja. É a sua obrigação como visitante acatar as regras do seu anfitrião. É no mínimo uma questão de boa educação.

Por isso se a galera chamar para um alongamento, não faça corpo mole. Vá lá e faz o danado do alongamento, dentro dos seus limites. Se lá as lutas são sempre na modalidade carniceiro, prepare-se para largar o escudo sempre que for atingido num dos braços. E se não pode “cantar golpe”, já viu, né?

E quando alguma prática vai mesmo contra aquilo que você acredita firmemente? Simplesmente explique isso ao líder do grupo que você está respeitando profundamente as práticas deles, mas não quer participar, e se abstenha de fazer aquela dinâmica. Nada de errado aqui. Sou alérgico à cocos. Se me servirem um bobó de camarão com leite de coco eu vou reclinar educadamente porque não está nos meus planos morrer de reação alérgica.

Por isso, seja educado e deixe de melindres. Na casa do Paulinho, as regras do Paulinho...


Um comentário:

  1. Interessante o post. Não me lembrava dessa expressão "Em Roma, como os romanos".

    Além de respeitar é até bom e óbvio que se deva estudar as regras do grupo visitado antes de começar a treinar com eles. Evita conflitos e gafes! haha

    ResponderExcluir

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...