Para quem está atualmente participando de algum grupo de Swordplay,
a pergunta formulada no título deste artigo/teste pode ou deve ser feita com
alguma frequência. Claro, ninguém deve entrar num grupo de Swordplay pensando
em sair, mas não faz o menor sentido permanecer num grupo onde a sua diversão
não prospera e você só tem aborrecimentos. Não existe uma forma segura de medir
isso. Alguns se sentem incomodados se passam um ano inteiro sem progredir com sua
posição no grupo, outros precisam de um novo e estimulante desafio a cada novo
jogo. Outros ainda anseiam sempre por conhecer gente nova e interessante.
Este teste pode dar alguns parâmetros úteis para quem tem
dúvidas se deve ficar ou ir embora…
OBS: este teste tem tantos parâmetros científicos quanto a
previsão astrológica, baseada no dia, hora e posição geográfica do seu nascimento.
Mas tem quem acredite.
1. Durante o processo
de iniciação dos treinos, os responsáveis apresentaram uma proposta do que você
veria pelos dias a seguir. Com certeza ele falou dos desafios e das técnicas
que vocês poderiam aprender. O que ele disse se confirmou na prática?
( )sim (
)não
2. O conjunto de treinos traduz exatamente o que foi
prometido durante o processo de escolha do grupo?
( )sim (
)não
3. A diversão está acontecendo?
( )sim (
)não
4. A sua área de atuação (defensor, infantaria
leve, exótico, lanceiro, batedor, etc...) goza de prestígio dentro do grupo?
( )sim (
)não
5. O seu rei ou grão-mestre se preocupa em tecer comentários
a respeito da sua atuação no campo de batalha?
( )sim (
)não
6. Seu Rei/Grão-mestre é acessível?
( )sim (
)não
7. Ele tem credibilidade com o seu reino/clã?
( )sim (
)não
8. Você o admira?
( )sim (
)não
9. Seus colegas de treino, que estão nele a mais tempo que
você, continuam motivados? Se todos têm o mesmo tempo de jogo, eles continuam
motivados ainda?
( )sim (
)não
10. A maior parte de seus colegas está satisfeito com o
grupo que tem?
( )sim (
)não
11. O reino está sempre aberto para novos membros?
( )sim (
)não
12. Os membros que ascenderam a postos mais elevados dentro
da hierarquia do clã estão satisfeitos com a mudança?
( )sim (
)não
13. O ambiente de treino é estruturado e agradável?
( )sim (
)não
14. As pessoas que se desligaram por alguma razão são bem
vindas em seu retorno?
( )sim (
)não
15. Quando há alguma punição mais severa no grupo (advertência
séria, suspensão, etc.), ainda que fiquem tristes, as pessoas sentem-se
tratadas com dignidade?
( )sim (
)não
16. Seu reino é reconhecido como empreendedor e pioneiro?
( )sim (
)não
17. Você se vê como um membro ativo do grupo, participando
de decisões realmente importantes, tais como propor novos jogos, discutindo
regras ou coisas do gênero?
( )sim (
)não
18. Há uma preocupação constante com novas tecnologias e
mídias (novos livros, suplementos, treinamentos, programas de Swordplay, cds de
musica, filmes) e práticas cada vez mais apuradas de jogar?
( )sim (
)não
19. Jogadores podem dar dicas ou participar de mudanças na
construção da prática do treino?
( )sim (
)não
20. É uma política do grupo fazer intercâmbio com pessoas de
outros grupos?
( )sim (
)não
21. Há incentivos para que as pessoas tragam novos
jogadores?
( )sim (
)não
22. Quando esses novos jogadores chegam, eles são bem
tratados?
( )sim (
)não
23. O grupo que você joga é reconhecido como um grupo
“formador de talentos”?
( )sim (
)não
24. O resultado dos seus trabalhos (títulos, reconhecimento,
passagem de categoria), são justas?
( )sim (
)não
Resultados:
Marque abaixo o número de respostas “SIM” que você assinalou
durante todo o teste. Depois, some-os e localize sua posição no gabarito.
Número de SIM assinalados: ___________
Acima de 18.
Fique no grupo, a não ser que existam razões subjetivas para
que você saia. Invista no grupo, pois você também estará investindo em sua
diversão, na diversão dos seus colegas e como ser humano. O grupo mostra que
tem capacidades de crescer e de auxiliar – e muito – no pleno desenvolvimento
de seu potencial.
De 12 a 17.
Hora de abrir os olhos. Sem pressa nem desespero está na
hora de começar a ouvir amigos e conhecidos que estão em outros grupos, analisar
melhor a cena do Swordplay na sua cidade/região, e eventualmente rever a sua
área de atuação (quem sabe seja a hora de mudar de arma). O tempo irá mostrar
se você precisará usar ou não essa investigação para procurar outro grupo.
Talvez as mudanças que você promova já sejam o bastante.
De 6 a 11.
Vale a pena mudar de grupo sim. Você está estagnado e sua
diversão parece estar comprometida. É hora de partir ativamente para uma
mudança, procurando avançar no seu desenvolvimento e buscando um ambiente mais
agradável ao crescimento antes que você perca a vontade de jogar…
Até 5.
Mude já. Leia os classificados na internet e fale com todos
os seus conhecidos de outros grupos. Se você não puder fazer nada disso crie
você mesmo um novo grupo de Swordplay. Já não tem mais jeito. O casamento entre
você e o seu grupo de jogo já acabou faz tempo… só esqueceram de avisar as
partes.
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