sábado, 23 de abril de 2016

É hora de mudar de grupo?

Para quem está atualmente participando de algum grupo de Swordplay, a pergunta formulada no título deste artigo/teste pode ou deve ser feita com alguma frequência. Claro, ninguém deve entrar num grupo de Swordplay pensando em sair, mas não faz o menor sentido permanecer num grupo onde a sua diversão não prospera e você só tem aborrecimentos. Não existe uma forma segura de medir isso. Alguns se sentem incomodados se passam um ano inteiro sem progredir com sua posição no grupo, outros precisam de um novo e estimulante desafio a cada novo jogo. Outros ainda anseiam sempre por conhecer gente nova e interessante.

Este teste pode dar alguns parâmetros úteis para quem tem dúvidas se deve ficar ou ir embora…

OBS: este teste tem tantos parâmetros científicos quanto a previsão astrológica, baseada no dia, hora e posição geográfica do seu nascimento. Mas tem quem acredite.  

1. Durante o processo de iniciação dos treinos, os responsáveis apresentaram uma proposta do que você veria pelos dias a seguir. Com certeza ele falou dos desafios e das técnicas que vocês poderiam aprender. O que ele disse se confirmou na prática?
( )sim            ( )não

2. O conjunto de treinos traduz exatamente o que foi prometido durante o processo de escolha do grupo?
( )sim            ( )não

3. A diversão está acontecendo?
( )sim            ( )não

4. A sua área de atuação (defensor, infantaria leve, exótico, lanceiro, batedor, etc...) goza de prestígio dentro do grupo?
( )sim            ( )não

5. O seu rei ou grão-mestre se preocupa em tecer comentários a respeito da sua atuação no campo de batalha?
( )sim            ( )não

6. Seu Rei/Grão-mestre é acessível?
( )sim            ( )não

7. Ele tem credibilidade com o seu reino/clã?
( )sim            ( )não

8. Você o admira?
( )sim            ( )não

9. Seus colegas de treino, que estão nele a mais tempo que você, continuam motivados? Se todos têm o mesmo tempo de jogo, eles continuam motivados ainda?
( )sim            ( )não

10. A maior parte de seus colegas está satisfeito com o grupo que tem?
( )sim            ( )não

11. O reino está sempre aberto para novos membros?
( )sim            ( )não

12. Os membros que ascenderam a postos mais elevados dentro da hierarquia do clã estão satisfeitos com a mudança?
( )sim            ( )não

13. O ambiente de treino é estruturado e agradável?
( )sim            ( )não

14. As pessoas que se desligaram por alguma razão são bem vindas em seu retorno?
( )sim            ( )não

15. Quando há alguma punição mais severa no grupo (advertência séria, suspensão, etc.), ainda que fiquem tristes, as pessoas sentem-se tratadas com dignidade?
( )sim            ( )não

16. Seu reino é reconhecido como empreendedor e pioneiro?
( )sim            ( )não

17. Você se vê como um membro ativo do grupo, participando de decisões realmente importantes, tais como propor novos jogos, discutindo regras ou coisas do gênero?
( )sim            ( )não

18. Há uma preocupação constante com novas tecnologias e mídias (novos livros, suplementos, treinamentos, programas de Swordplay, cds de musica, filmes) e práticas cada vez mais apuradas de jogar?
( )sim            ( )não

19. Jogadores podem dar dicas ou participar de mudanças na construção da prática do treino?
( )sim            ( )não

20. É uma política do grupo fazer intercâmbio com pessoas de outros grupos?
( )sim            ( )não

21. Há incentivos para que as pessoas tragam novos jogadores?
( )sim            ( )não

22. Quando esses novos jogadores chegam, eles são bem tratados?
( )sim            ( )não

23. O grupo que você joga é reconhecido como um grupo “formador de talentos”?
( )sim            ( )não

24. O resultado dos seus trabalhos (títulos, reconhecimento, passagem de categoria), são justas?
( )sim            ( )não

Resultados:
Marque abaixo o número de respostas “SIM” que você assinalou durante todo o teste. Depois, some-os e localize sua posição no gabarito.
Número de SIM assinalados: ___________

Acima de 18.
Fique no grupo, a não ser que existam razões subjetivas para que você saia. Invista no grupo, pois você também estará investindo em sua diversão, na diversão dos seus colegas e como ser humano. O grupo mostra que tem capacidades de crescer e de auxiliar – e muito – no pleno desenvolvimento de seu potencial.

De 12 a 17.
Hora de abrir os olhos. Sem pressa nem desespero está na hora de começar a ouvir amigos e conhecidos que estão em outros grupos, analisar melhor a cena do Swordplay na sua cidade/região, e eventualmente rever a sua área de atuação (quem sabe seja a hora de mudar de arma). O tempo irá mostrar se você precisará usar ou não essa investigação para procurar outro grupo. Talvez as mudanças que você promova já sejam o bastante.

De 6 a 11.
Vale a pena mudar de grupo sim. Você está estagnado e sua diversão parece estar comprometida. É hora de partir ativamente para uma mudança, procurando avançar no seu desenvolvimento e buscando um ambiente mais agradável ao crescimento antes que você perca a vontade de jogar…

Até 5.

Mude já. Leia os classificados na internet e fale com todos os seus conhecidos de outros grupos. Se você não puder fazer nada disso crie você mesmo um novo grupo de Swordplay. Já não tem mais jeito. O casamento entre você e o seu grupo de jogo já acabou faz tempo… só esqueceram de avisar as partes.

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