terça-feira, 14 de março de 2017

Jogar certo ou se divertir?

Se existe uma discussão que é realmente recorrente dentro do Swordplay é sobre o jeito de jogar certo ou jogar errado. Desde que comecei a me interessar mais seriamente pelo assunto, ali por volta de 2015 e 2016 que esse assunto costuma vir à baila nas mais diversas situações, fóruns, bate-papos e discussões.

Os argumentos, assim como seus defensores, são quase sempre os mesmos: existe uma maneira correta de fazer Swordplay e se você não joga “dessa maneira (que por acaso é a maneira da pessoa que está falando)” você está jogando errado. É sempre assim. Imagino que em tempos imemoriais onde silvertape era artigo de luxo e PI era raro como adamantium que surgiram/começaram algumas das maiores desavenças entre os grandes blocos de estilos de Swordplay, com acusações mútuas e infundadas: se não der golpe full não é Swordplay; o seu Swordplay é só bater com força e não tem estratégia; Swordplay precisa de muitas regras; Swordplay não precisa de quase nenhuma regra; Softcombat é melhor que Boffer; Hema é melhor que Softcombat; Boffer é melhor que Hema… a lista e os dissabores é quase interminável.

A meu ver essa discussão “evoluiu” ao longo do tempo, chegando a duas posições bem antagônicas: a do divirta-se e a das definições.

A do divirta-se é simples: ela reza que se você está se divertindo pouco importa que você aceite golpe full, que use espadas de anime, use regra de desmembramento, plante bananeira ou use bolas de meia para interpretar bolas de fogo no campo de batalha. A diversão é a máxima. Você pode se divertir usando todas as regras do Dagorhir, ou quase nenhuma regra com a mesma intensidade.

Esta posição trata do conceito de diversão – que deixa a posição bem mais vaga e aplicável para quase todo mundo. Há quem se divirta assim e há quem se divirta assado. Afinal qual é o seu conceito de diversão?

O segundo lado é o das definições. Surge, historicamente, quando os caras que jogavam no ensino médio continuam jogando e vão para a faculdade e lá se deparam com conceitos e definições. A definição estreita e meticulosa de termos é que vai rezar o que é Swordplay e o que não é, e, por conseguinte, se você está jogando certo ou não. É mais ou menos assim: “se você resolve jogar futebol numa piscina ensaboada com seus  três amigos, usando apenas a bunda para tocar a bola, bem, isto pode ser muito divertido, mas não é futebol”. Ou seja, você pode jogar como quiser, com regras ou sem, com regra do toque ou sem, mas saiba que isso não será Swordplay. Dizer o que é Swordplay é o primeiro passo para compreender esta posição. E vai por mim, definir mesmo o que é Swordplay NÃO É o objetivo deste artigo, apesar de eu discuti-lo um pouco mais abaixo.  

Então a segunda posição ainda traz uma interessante problematização: qual é o conceito de Swordplay coerente com a postura adotada pelo grupo? Existe um consenso com o conceito de Swordplay que seja aplicado a todos os jogadores e universalmente aceito? Existir, existe em termos. Uma das definições mais aceitas é a que diz: “O Swordplay é um jogo com espadas”. Para jogar certo você não tem de interpretar um papel, mas seguir o clima do jogo e adotar as regras do seu grupo.

E qual é a posição correta? Não sei. Eu simpatizo profundamente com a primeira posição.

Para mim, antes de mais nada, Swordplay tem de ser diversão. Quando o jogo não for mais divertido eu paro de jogar.  Acredito que se eu vou investir uma boa soma em tempo e dinheiro num passatempo ele tem de ser minimamente gratificante.


Qual é a sua opinião sobre o caso?

Um comentário:

  1. Eu acredito que mesmo quando praticado com seriedade o swordplay precisamos da diversão para nós motivar a continuar... Porem depôs de um determinado tempo de vida cada grupo tem que definir sua prioridade é se questionar.

    "somos um grupo de amigos apenas nos encontrado e brincando?"

    "Somos um grupo de amigos nos divertindo ao mesmo tempo que tentamos nós aprimorar em habilidade?

    Mesmo o swordplay não tento uma definição especifica os grupos tendem a seguir um padrão pela região que estão...

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