quarta-feira, 29 de março de 2017

Vantagens de Usar... um escudo

A leitora juliana dantas de mello julianadragonfire@gmail.com mandou o seguinte e-mail:
Olá professor, gostaria de receber algumas dicas sobre escudos, como usar, vantagens e desvantagens enfim, pois eu sou iniciante no SwordPlay.
Desde já agradeço,
Juliana.

Eu é que agradeço pela oportunidade de estudar mais a respeito de minha arma de escolha. 

Escudeiro, defensor, tanker... Muitos são os nomes atribuídos àqueles bravos combatentes que escolherem como arma o conjunto “escudo e mais alguma coisa”. Desde os antigos hoplitas gregos, os selvagens vikings, os destemidos cavaleiros medievais e passando pelos selvagens guerreiros zulus, a combinação espada e escudo só foi historicamente superada pela confecção de novas e melhoradas armaduras e pelo desenvolvimento de potentes armas de fogo. Mas engana-se quem pensa que são coisas do passado. Tropas de choque e polícias do mundo inteiro combinam o tradicionalismo do escudo com técnicas modernas, fazendo desta ferramenta um item indispensável mesmo nos dias de hoje.
A combinação de espada e escudo vem sendo usada através dos séculos. A espada é normalmente a primeira arma que se tem contato quando uma pessoa começa a praticar swordplay, mas quando esta mesma espada é colocada lado a lado com o escudo, temos uma força de combate que não pode ser subestimada. E acredite quando eu digo, que apesar de sua popularidade, não existe nenhuma lei obrigando você deve usar “escudo com espada de uma mão”. A espada é muitas vezes a escolha ideal para ser usada com o escudo, justamente por conta de sua versatilidade.

Então, o que é que tem de tão bom sabre carregar um escudo? Bom, para começar ele dá a você uma defesa incrível. A maior vantagem de usar um escudo é, sem dúvida, a proteção adicional que ele proporciona. Um escudo funciona como mais um obstáculo para dificultar que o seu oponente possa vencer suas defesas e acertar o seu corpo. Essa proteção é muitas vezes passiva: basta que se posicione o escudo frente ao atacante para se obter seus resultados.

Com um escudo você não precisa mais gastar energia se esquivando ou defendendo ataques com a sua arma principal. Você pode simplesmente bloquear o ataque com o seu escudo e contra-atacar com a sua espada. O escudo vai te dar uma vantagem sobre todos os usuários de armas de uma mão, como machados, espadas e maças. Além do que você vai ser um alvo muito mais complicado de ser atingido por armas a distância, como dardos, flechas, adagas de arremesso, azgaias, etc. E, se as regras do seu grupo assim permitirem, você pode por o escudo à frente e partir correndo na direção dos seus inimigos fazendo um autêntico ataque de carga.   

Claro que você tem que considerar várias coisas, além de simplesmente colocar um escudo na sua frente. Características como tamanho do escudo, formato, estilo de luta também devem ser levados em consideração. Os romanos, por exemplo, usavam escudos que mais se pareciam portas de geladeira, junto com lanças para combater à média distância. Mas no combate de corpo a corpo era o gládio a arma escolhida. Era o mesmo com os gregos. Já os cavaleiros medievais usavam o escudo em conjunto com sua famigerada espada média, numa combinação historicamente vencedora.

E as desvantagens? Bom, independente do estilo de luta escolhido, o escudo tira um pouco da sua movimentação. Um defensor jamais vai ter as mesmas chances de se mover com rapidez no campo de batalha como um lanceiro ou uma pessoa portando apenas uma espada de uma mão. Outra coisa a ser considerada é que o escudo limita um pouco a quantidade e o alcance dos golpes que você dá com a arma que você escolheu.

O Defensor também tem como desvantagem a sua limitação de papéis no campo de batalha. Mesmo que você use o escudo de forma ofensiva você será sempre visto como um tanker, um “segura inimigo”. Espera-se também que o defensor seja capaz de ser altruísta: ele deve ser o primeiro a se apresentar ao campo de batalha e deve estar disposto a se sacrificar para vitória do seu time. Essa mesma característica faz do defensor um alvo em potencial. Qualquer exercito que se preze vai tentar destruir a barreira dos defensores de forma rápida e implacável.

Resumo:

Vantagens:
·         Boa defesa
·         Facilidade de trabalhar em formações
·         Versatilidade de combinação de armas e estilos

Desvantagens:
·         Movimentação reduzida
·         Limitação de técnicas e golpes
·         Alvo visado no campo de batalha

Um comentário:

A Importância da Malícia e da Cautela nas Relações Sociais no Swordplay

Na complexidade das relações humanas, é inevitável que, independentemente de quão bons sejamos e de quanto nos importemos com os outros, sem...